|
Descrição |
|
|
-
DIEGO BOTELHO CAMPELO LEITE
-
Anfotericina B carreada em poliglicerol hiperramificado e policaprolactona em formulações tópicas no tratamento da leishmaniose.
-
Orientador : CARLA VERONICA RODARTE DE MOURA
-
Data: 03/12/2020
-
Mostrar Resumo
-
O uso de polímeros biocompatíveis na medicina, como drug delivery, têm-se demonstrado promissores por melhorar propriedades dos fármacos convencionais. Dentre eles, os poliglicerois hiper ramificados têm sidos alvos de estudos por apresentarem características interessantes, como: arquitetura tridimensional compacta, alta solubilidade e uma síntese simplificada em relação aos dendrímeros, juntamente com e-caprolactona quando incorporada aos poliglicerois pelo aumento da sua biodegradabilidade e estabilidade. Como fármaco de estudo, a anfotericina B é um fungicida eficaz e uma alternativa terapêutica confiável e com ampla aplicabilidade, no entanto, seu uso é dificultado pela alta incidência de eventos adversas e solubilidade limitada em meioi aquoso. Portanto, o presente trabalho, propõe-se uma rota sintética benévola pelo uso de monômeros e core/iniciadores a base de glicerol na síntese de polímeros hiper ramificados e copolímeros a base de e-caprolactona no carreamento do fármaco anfotericina B em sistemas tópicos veiculadas pelo gel de poloxamer 407 e aplicação em leishmaniose cutânea em camundongos BALB/c. A síntese dos copolímeros TMP-HPG-PCL e GLY-HPG-PCL resultaram em matrizes biocompatíveis por meios de ensaio de citotoxicidade. A AmB quando incorporada nos polímeros apresentou um perfil de liberação prolongada quando comparado ao fármaco livre. Os ensaios in vivo destas formulações na forma de gel mostraram a ausência de quadros de anemia ou desidratação na avaliação dos hematócritos, uma redução significativa de tamanho e cicatrização das ulceras/nódulos no camundongos, uma eficiência terapêutica maior que a anfotericina B (AmB) livre, com a redução significativa de 28,43% para GLY-AmB-3% e 24,25% para TMP-AmB-3% nos ensaios de carga parasitária. Logo, conclui-se que o uso de copolímeros a base de poliglicerol hiperramificado e policaprolactona no carreamento de anfotericina B em géis tópicos de poloxamer 407 tornam-se interessantes, eficientes e promissoras para o tratamento alternativo de leishmaniose cutânea.
|
|
|
-
LEANNE SILVA DE SOUSA
-
Estudo da viabilidade química, térmica e econômica da aplicação de extrato de boldo, extrato de orégano, extrato de manjericão e quercetina como antioxidantes em biodiesel (B100) proveniente do óleo de soja
-
Orientador : EDMILSON MIRANDA DE MOURA
-
Data: 26/11/2020
-
Mostrar Resumo
-
Apesar de ser atrativo como combustível, o biodiesel possui a desvantagem de ser susceptível a processos oxidativos. O presente trabalho teve como objetivo estudar a viabilidade da aplicação de extratos de boldo (ETB), extrato de orégano (ETO), extrato de manjericão (ETM) e quercetina (QC) como antioxidantes e avaliar a estabilidade oxidativa do biodiesel de soja aditivado com esses antioxidantes através do estudo da cinética de retardamento da oxidação, pelos métodos acelerados Rancimat e PetroOXY nas temperaturas de 90, 100, 110, 120, 130 e 140 ºC e concentrações (500, 1000, 1500, 2000, 2500 e 3000 ppm) e também investigar a eficiência desses antioxidantes no biodiesel, pelos métodos analíticos (teor de água, índice de acidez, índice de peróxido, índice de iodo e viscosidade) durante o armazenamento de 180 dias. A atividade antioxidante pelo método 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH•) e ABTS•+ [2,2’-azino-bis (3-etilbenzotiazolin) 6-ácido sulfônico], revelou que dentre os extratos a maior atividade antioxidante foi atingida pelo extrato de orégano, seguida do extrato de boldo e extrato de manjericão. Os parâmetros cinéticos das amostras estudadas, mostrou uma cinética de retardamento da oxidação de pseudo-primeira ordem devido à boa correlação linear apresentada. Os valores obtidos para entalpia, entropia e energia livre de Gibbs no estado ativado, indicaram um processo endotérmico, não espontâneo, mostrando que o uso de antioxidantes isolados e de suas misturas, como forma a retardar ou inibir a oxidação, foi bastante eficaz. Os resultados obtidos pelo acompanhamento do processo oxidativo durante o tempo de armazenamento de 180 dias revelaram a boa atuação dos extratos de forma isolada e de suas combinações com a quercetina. Portanto a susceptibilidade do biodiesel de soja a oxidação é bem conhecida e sua aditivação utilizando antioxidantes naturais pode permitir ganhos econômicos, uma vez que os antioxidantes naturais apresentam a vantagem de serem fáceis de obter, não tóxicos e custo relativamente baixo tornando-se uma alternativa bastante viável para retardar o processo de degradação oxidativa do biodiesel.
|
|
|
-
EDYMILAÍS DA SILVA SOUSA
-
OCORRÊNCIA, DISTRIBUIÇÃO E IMPLICAÇÕES PALEOAMBIENTAIS DE BIOMARCADORES EM ROCHAS DE AFLORAMENTO DA FORMAÇÃO CODÓ - BACIA DO PARNAÍBA.
-
Orientador : SIDNEY GONCALO DE LIMA
-
Data: 20/11/2020
-
Mostrar Resumo
-
Depósitos Aptianos, correspondentes à Formação Codó (FC), têm despertado interesse, não apenas pelo aspecto econômico (extração de calcário, gesso e potencial gerador de hidrocarbonetos), mas também por constituírem o principal registro das etapas iniciais de abertura do Oceano Atlântico Equatorial. Trabalhos geológicos anteriores mostram que a FC sofreu a influência de vários ciclos marinhos transgressivos-regressivos, sugerindo várias possibilidades de ambientes deposicionais, de deltaico salino à marinho raso, durante a sedimentação. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar os biomarcadores em extratos de amostras de afloramentos da Formação Codó, a fim de caracterizar as condições paleoambientais, tipos de fontes e o estágio de evolução térmica da matéria orgânica (MO). As amostras de rocha foram coletadas em afloramentos nas cidades de Codó e Grajaú no Estado do Maranhão, depois passaram por análises para determinação do Carbono Orgânico Total (COT), pirólise Rock-Eval e biomarcadores, seguindo metodologias clássicas. Os resultados do COT e análise de Rock-Eval mostraram baixo teor de matéria orgânica. A análise por CG-EM mostrou uma grande diversidade de biomarcadores nas cinco amostras estudadas. As principais características da composição da MO foram: baixo teor de n-alcanos, Fitano >> Pristano, presença de i-25, i-30 (esqualano), bifitano, licopano e gamacerano, sugerindo o ambiente deposicional de salino a hipersalino. A análise de biomarcadores mostrou uma série completa de ββ hopanos e Δ13(18) hopenos, αααR e βααR esteranos, e Δ5 e Δ8(14) esterenos, indicando MO imatura. Foram também identificados vários C30 esteranos, entre eles 4α-metil- e 4β-metil-24-etilcolestano, 24-n-propilcolestano e 24-isopropilcolestano (todos identificados por co-injeção) e dinosteranos, sendo que alguns deles são indicativos de um sistema deposicional marinho. Parâmetros calculados a partir dos HPAs (alquilfenantrenos, dibenzotiofenos e alquildibenzotiofenos), também sugeriram que as amostras apresentam baixa maturidade, pouca evolução térmica e ambiente deposicional lacustre. A identificação de produtos diagenéticos e catagenéticos de carotenoides aromáticos nas amostras estudadas, são indicativos de ambiente deposicional anóxico com presença de H2S.
|
|
|
-
FRANCISCO DAS CHAGAS MARQUES DA SILVA
-
Influência dos métodos de síntese nas propriedades morfológicas, eletrônicas e na capacidade de adsorção α-Ag2WO4/SBA-15 para o corante rodamina B
-
Data: 16/11/2020
-
Mostrar Resumo
-
Nanocristais de α-Ag2WO4 foram sintetizados pelo método sonoquímico, com uso de ácido citrico, à temperatura ambiente. Os nanocompósitos α-Ag2WO4/SBA-15 SQ e α-Ag2WO4/SBA-15 x% (x = 5, 10 e 20, sendo x a razão em massa de α-Ag2WO4 em relação a SBA-15) foram obtidos respetivamente pelos métodos impregnação sonoquímica in situ e pós-síntese. As amostras foram caracterizadas por Difratometria de raios X (DRX), Refinamento estrutural pelo método de Rietveld, espectroscopia Raman, espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia no ultravioleta e visível (Uv-vis) por reflectancia difusa, adsorção e dessorção de N2, potencial zeta e espectroscopia de fotoelétrons de raios X. Os difratogramas de raios X e refinamento Rietveld corroboraram com a formação de SBA-15, α-Ag2WO4/SBA-15 e α-Ag2WO4. As análises de Raman e FTIR evidenciam a preservação das propriedades da SBA-15 e α-Ag2WO4 no compósito. A análise de adsorção e dessorção de N2 mostrou que as propriedades texturais: área superficial, área mesoporosa, volume de poros e microporos, diâmetro de poros não foram drasticamente alteradas. Entre os α-Ag2WO4/SBA-15 x%, α-Ag2WO4/SBA-15 20% teve a menor área (521,9 m2 g-1), mas ainda próxima da área da SBA-15 pura. O α-Ag2WO4/SBA-15 SQ teve área de 375.8 m2 g-1, isso sugere que método impregnação sonoquímica in situ tem maior influência nas propriedades do compósito que o método pós-síntese. As medidas de potencial zeta mostrou, que todos os adsorventes tem cargas superficial negativas em meio aquoso. O XPS e Raman sugerem interação entre o suporte e o α-Ag2WO4, o XPS mostrou a formação de prata metálica, bem como sugere que o suporte pode minimizar tal formação. Os adsorventes foram aplicados na adsorção de RhB, sendo que os adsorventes α-Ag2WO4, α-Ag2WO4/SBA-15 SQ e α-Ag2WO4/SBA-15 20% tiveram os melhores desempenhos. Os estudos se ajustaram ao modelo de Langmuir e cinética de pseudo-segunda ordem. A influência de pH, tempo, concentração do corante, temperatura, massa dos adsorventes e papel de KCl foi investigada. O nanocamposito α-Ag2WO4/SBA-15 apresentou maior capacidade de adsorção que α-Ag2WO4 puro. α-Ag2WO4/SBA-15 SQ (0,352 g L-1) adsorve 100 % de RhB 50 mg L-1 em 30 minutos. O processo se mostrou espontâneo, endotérmico (exceto para SBA-15) e favorável. O mecanismo é atribuído às interações eletrostáticas entre grupos dos adsorventes e do corante.
|
|
|
-
LEONARDO DE SOUSA DA SILVA
-
CONSIDERAÇÕES COMPUTACIONAIS SOBRE O MECANISMO E A ESTEREOSSELETIVIDADE DE REAÇÕES DE CICLOPROPANAÇÃO VIA FERRO-CARBENOS
-
Orientador : ALEXANDRE ARAUJO DE SOUZA
-
Data: 13/11/2020
-
Mostrar Resumo
-
A transferência de carbeno para olefinas é uma importante abordagem para sintetizar anéis de ciclopropila. Os complexos de ferro-carbeno contendo os grupos heme e piano-stool (CpFe(CO)2) como ligantes ancilares, são considerados catalisadores importantes para esse tipo de reação. No entanto, não há um consenso quanto ao mecanismo da reação. Nesse contexto, este trabalho busca entender o mecanismo da reação de ciclopropanação a partir do ferro-carbeno, considerando diferentes estados de spin, e os efeitos de diferentes substituintes de carbeno e olefina na estereosseletividade da reação. Para isso, foram realizados cálculos com nível de teoria DFT (Density Functional Theory) para modelar superfícies de energia potencial. Os resultados sugerem que a ciclopropanação de olefinas ocorre principalmente pelo mecanismo passo a passo, no caso do heme-carbeno envolvendo as superfícies do estado de spin singleto, tripleto e singleto de camada aberta, indicando um mecanismo de multiestados, enquanto para o CpFe(CO)2-carbeno o mecanismo ocorre apenas no estado singleto. Em relação a estereosseletividade, a ciclopropanação catalisada pelo heme-carbeno com substituintes aril, é determinada pelo controle cinético da reação, porém no caso do heme-carbeno-acetato, em reação com diferentes olefinas derivadas do estireno, o controle termodinâmico é dominante. Por outro lado, para o CpFe(CO)2-carbeno a estereosseletividade cis é observada devido a presença de interações não covalentes existentes na geometria do estado de transição principal da reação, os quais não aparecem no caso dos heme-carbenos, correspondendo às estereosseletividades experimentais.
|
|
|
-
DAIANE FOSSATTI DALL'OGLIO
-
SÍNTESE DE BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO EXTRAÍDO DA MICROALGA Scenedesmus sp., UTILIZANDO SnO2/ZnO COMO CATALISADOR
-
Orientador : CARLA VERONICA RODARTE DE MOURA
-
Data: 29/10/2020
-
Mostrar Resumo
-
Biocombustíveis derivados de óleos extraídos de microalgas são considerados promissores na substituição de fontes de energia à base de petróleo. No entanto, a extração de lipídios dessa fonte é um desafio devido ao seu baixo rendimento e a necessidade de procedimentos de alto custo no rompimento da parede celular. Neste estudo, foi sugerido uma otimização multivariada das condições de extração, visando maximizar a extração lipídica da microalga Scenedesmus sp, cultivada em águas residuais. O método de extração, o tempo de extração, a mistura de solventes e o pré-tratamento foram considerados entre os níveis superior e inferior para avaliar sua significância, incluindo suas interações na resposta experimental, utilizando um número reduzido de experimentos. Os estudos foram realizados utilizando métodos de extração de baixo custo, como agitação magnética e ultrassom. A condição ótima de extração foi obtida utilizando uma mistura de solventes, clorofórmio:metanol (2:1), em um período de extração de 2 horas no ultrassom. Os perfis de ácidos graxos dos lipídios extraídos foram avaliados por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. Posteriormente, foi sintetizado um catalisador composto por SnO2 impregnado em nanofios de ZnO, o qual apresentou notável capacidade de catalisar reações de esterificação/transesterificação de ácidos graxos. Para otimização das condições reacionais, óleo de soja acidificado com 10% em peso de ácido oleico foi utilizado. As condições otimizadas foram: 150 ºC, 6 horas, 5 g de óleo, concentração de 5% de catalisador e razão molar metanol:óleo de 15:1. O catalisador atingiu 92% do teor total de ésteres metílicos de ácidos graxos (FAME) e foi usado cinco vezes sem a necessidade de lavagem do catalisador de uma reação para a outra. Em seguida, tais condições foram aplicadas para a produção de biodiesel a partir do óleo extraído da microalga Scenedesmus sp. O sistema atingiu 72% de teor de FAME, sem nenhum processo de refino ou degomagem do óleo.
|
|
|
-
WALLONILSON VERAS RODRIGUES
-
NANOCOMPÓSITOS ORIUNDOS DE NANOPARTÍCULAS DE CuO E PRECURSORES DE AZUL DA PRÚSSIA: MECANISMO DE PREPARAÇÃO E REATIVIDADE ELETROQUÍMICA
-
Orientador : WELTER CANTANHEDE DA SILVA
-
Data: 21/10/2020
-
Mostrar Resumo
-
ABSTRACT
The investigation of the structural, spectroscopic and electrochemical properties of new nanocomposites opens perspectives for the development of new functional devices for nanomedicine applications. In this work, we report a comprehensive study for CuO/Cu2[Fe(CN)6] nanocomposite formation, which was obtained from copper oxide nanoparticles (CuO NPs) and Prussian Blue precursors species. The UV-vis analysis indicated that Cu2+ ions are released from CuO NPs (in excess) and Fe3 + species were adsorbed on the crystal structure of CuO, due to the high increase in zeta potential (of -30 to 0 mV) after formation of the Cu2[Fe(CN)6] complex. The EDS spectrum also confirmed that Fe3+ species trapped in the CuO NPs structure. The CuO/Cu2[Fe(CN)6] nanocomposite exhibited the monoclinic and face-centred cubic phases that correspond to the CuO and Cu2[Fe(CN)6] components. Based on the TEM results, CuO/Cu2[Fe(CN)6] nanocomposite presented a polydisperse distribution with well-defined CuO rods and Cu2[Fe(CN)6] spherical shpaes. Cyclc voltammetry for nanocomposite modified electrode revealed two well-defined redox couples at - 0.073 ((E1/2)1) and 0.664 mV ((E1/2)2) attributed to the conversion of the Cu2+ to Cu+ and CuFe2+ to CuFe3+ pairs, respectively, which are similar to those of CuO and Cu2[Fe(CN)6] components. The catalytic activity toward hydrogen peroxide (H2O2) in nanocomposite was also investigated using cyclic voltammetry, where reduction of H2O2 led to increased currents for the electrochemical process associated with the first redox pair, while for isolated materials (CuO NPs and Cu2[Fe(CN)6]) only a slight effect for both redox pairs was observed.
|
|
|
-
STEFFANE QUARESMA NASCIMENTO
-
Desenvolvimento de eletrodos de grafite de pilha modificados com cobre (CuxO) para a detecção eletroquímica de glicose em saliva sintética.
-
Orientador : ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ
-
Data: 31/08/2020
-
Mostrar Resumo
-
A Diabetes é uma condição crônica grave ocasionada pela flutuação nos níveis de glicose no sangue. A Federação Internacional de diabetes estima que em 2045 o número de pacientes possa acometer cerca de 700 milhões de pessoas. Assim, desenvolver métodos simples e sensíveis para a determinação dos níveis de glicose se faz necessário para o controle dessa doença. Nesse sentido, no presente trabalho é demonstrada a construção de um novo sensor eletroquímico baseado em eletrodos de grafite reciclados de pilhas comuns descarregadas modificados com CuxO, para a detecção e quantificação voltamétrica e amperométrica de glicose em saliva sintética. O eletrodo foi modificado por eletrodeposição de CuxO usando a técnica de cronoamperometria no potencial de -0,5 V com o tempo de deposição de 60 s. Após a modificação, a superfície foi estudada por RAMAN a fim de identificar as espécies formadas. O eletrodo de grafite modificado com cobre (GBE-CuxO) foi caracterizado por voltametria cíclica, e aplicado na detecção eletrocatalítica de glicose utilizando voltametria de pulso diferencial no potencial de +0,35 V vs ECS em NaOH 0,1 molL-1 (pH 12,5). Verificou-se que o GBE-CuxO apresentou excelente desempenho analítico, em termos de sensibilidade, reprodutibilidade e estabilidade em comparação com outros eletrodos relatados na literatura. O GBE-CuxO exibiu sensibilidade de 475 μA mM-1cm−2 com ampla faixa linear de 5.5 – 222 μM (1 – 40 mg/L) com LOD e LOQ de 7,07 μM e 23,57 μM respectivamente. O sensor eletroquímico proposto foi então utilizado para detectar pequenas concentrações de glicose em amostras de saliva sintética. Este estudo descreve uma estratégia promissora para a fabricação de um sensor não enzimático reprodutível e de baixo custo para detecção de glicose em saliva.
|
|
|
-
ALLAN NUNES COSTA
-
ESTUDO IN SÍLICO DE COMPOSTOS BIOATIVOS COM POTENCIAL LARVICIDA CONTRA O MOSQUITO Aedes aegypti E CONTRA A SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SARS)
-
Data: 24/07/2020
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho de doutorado está dividido em cinco capítulos. O primeiro capítulo aborda os métodos teóricos que foram utilizados nas metodologias computacionais dos capítulos três e cinco. O capítulo dois apresenta uma revisão da literatura sobre o mosquito Aedes aegypti, sobre a proteína AeSCP2L2 e sobre a espécie amburana cearensis. O capítulo três apresenta um estudo feito com possíveis cândidos a agentes larvicidas do Aedes aegypti. O capítulo quatro é uma revisão da literatura sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e sobre a espécie Mauritia flexuosa L.. O capítulo cinco apresenta um estudo com possíveis candidatos a agentes inibidores da principal peptidase da SARS-coronavirus (2GBT peptidase). Os resultados do trabalho desenvolvido no capítulo três mostraram que os melhores valores enérgicos de Ancoragem foram com as moléculas β-amyrin (ΔGbind=−9,86 Kcal mol−1), Campesterol (ΔGbind=−10,25 Kcal mol−1), γ-Sitosterol (ΔGbind=−10,44 Kcal mol−1) e Stigmasterol (ΔGbind=−10,63 Kcal mol−1). O coeficiente de correlação de Pearson entre ΔGbind e χ foi bom, com valor de r igual a −0,604. A maior energia de interação nas Simulações de Dinâmica Molecular foi entre o ligante Campesterol e a proteína AeSCP2L2 (−210,254± 1,63 KJ mol−1). A predição ADMET das moléculas β-amyrin, Campesterol, γ-Sitosterol e Stigmasterol mostraram que o Stigmasterol é bastante hidrofílico com LogPo/w e LogS iguais a 8,56 and 8,56, nenhuma das moléculas penetrou a BBB e nem foi inibitória da P-gp, somente o Stigmasterol foi inibitório da proteína CYP2C9 e seu LogKp foi igual a −2,74 cm s−1. Em relação ao capítulo cinco, os resultados de Ancoragem revelaram energias de interação favoráveis na formação de complexos entre a 2GTB peptidase (principal peptidase da SARS-CoV) com os ligantes 13-cis-β-carotene (ΔGbind = −10,23Kcal mol-1), 9-cis -β-carotene (ΔGbind = −9,82Kcal mol-1), e α-carotene (ΔGbind = −8,34Kcal mol-1) presentes no extrato da Mauritia flexuosa L.. As Simulações de Dinâmica Molecular mostraram interações consideráveis paras esses ligantes, com ênfase no α-carotene. Assim, esses resultados teóricos incentivam e possibilitam direcionar estudos experimentais in vitro e in vivo, essenciais no desenvolvimento de novos larvicidas e fármacos com ação inibitória para o Aedes aegypti e para o SARS-coronavírus.
|
|
|
-
NIELSON JOSÉ SILVA FURTADO
-
Nanopartículas de ferrita de cobalto como fonte de metais intrínsecos para eletrossíntese simultânea de Azul da Prússia e hexacianoferrato de cobalto
-
Orientador : JANILDO LOPES MAGALHAES
-
Data: 24/07/2020
-
Mostrar Resumo
-
A obtenção de eletrodos quimicamente modificados (EQMs) com diferentes materiais é importante na caracterização dos mais variados sistemas, bem como no desenvolvimento de sensores eletroquímicos. Os principais fatores que pode restringir o uso de um determinado eletrodo são a janela de potencial e sensibilidade eletroquímica. Dessa forma, esse estudo tem como objetivo principal a utilização de nanopartículas de ferrita de cobalto como fonte de metais para a eletrossíntese simultânea de azul da Prússia (PB) e hexacianoferrato de cobalto (CoHCF) e assim, expandir a janela de potencial para englobar um maior número de analitos e aumentar a sensibilidade em relação ao eletrodo não modificado. A etapa inicial consiste na obtenção das nanopartículas de CoFe2O4 pelo método de coprecipitação modificadas com quitosana (CoFe2O4/Quit) e posterior reação com os compostos ácido 3,4,9,10-perileno tetracarboxílico (PTCA) e ácido 1,4,5,8-naftaleno tetracarboxílico (NTCA) resultando nos sistemas CoFe2O4/Quit/PTCA e CoFe2O4/Quit/NTCA, respectivamente. Na etapa seguinte, ocorre a modificação da superfície do eletrodo de grafite pirolítico plano edge (EPPGE) com essas NPs para realização da eletrossíntese e obtenção simultânea do PB e CoHCF. Investigou-se os possíveis mecanismos de obtenção do PB e CoHCF em dois eletrólitos: tampão BR e HCl-KCl (0,10 mol L-1), ambos com pH 1,60. A eletrossíntese foi realizada pela imersão dos eletrodos precursores I’(EPPGE/CoFe2O4), II’(EPPGE/CoFe2O4/Quit), III’(EPPGE/CoFe2O4/Quit/PTCA) e IV’(EPPGE/CoFe2O4/Quit/NTCA) nos respectivos eletrólitos contendo K4[Fe(CN)6]3H2O (1,00 mmol L-1) e aplicando 100 ciclos de varreduras do potencial redox entre -0,600 e +0,800 V a 50 mV s-1 para obtenção dos EQMs com PB e CoHCF. As caracterizações dos sais precursores (PTK e NTK) foram efetuadas pelas técnicas tradicionais de identificação de compostos orgânicos (UV-Vis, FT-IR, RMN de 1H e 13C), enquanto as NPs por DRX, FT-IR, UV-Vis e MEV. Ao iniciar a eletrossíntese, a cada ciclo de varredura os metais intrínsecos das NPs são redissolvidos para superfície do eletrodo onde reagem com os íons [FeII(CN)6]4- do meio reacional. A eletrossíntese em função do aumento do número de ciclos de varredura produz os picos redox A1/C1 (E1/2= -0,007 V) referente ao PB e A3/C3 (E1/2= +0,365 V) do CoHCF em tampão BR e apenas o pico redox A1/C1 (E1/2= +0,236 V) em HCl-KCl. Obteve-se os EQMs I (I’/PB/CoHCF); II (II’/PB/CoHCF); III (III’/PB/CoHCF) e IV (IV’/PB/CoHCF), onde a eletrossíntese com o eletrodo precursor III’ em tampão BR foi a mais eficiente na formação da maior quantidade total de espécies eletroativas de PB e CoHCF na superfície do EPPGE, uma vez que possuem maior estimativa do aumento de área eletroativa (EAAE) no valor de 420% em comparação ao EPPGE não modificado. Além disso, possui estabilidade eletroquímica, picos redox (A1/C1 e A3/C3) com comportamento quase-reversível e transporte de carga predominantemente adsortivo. A qualidade elétrica apresentada na eletrossíntese em tampão BR pode estar diretamente relacionada com a quantidade de PTCA imobilizado na superfície da nanopartícula CoFe2O4/Quit. O mecanismo proposto sugere que a formação simultânea de PB e CoHCF nesse eletrólito está associado ao papel exercido por ele na potencialização das propriedades elétricas do PTCA. No entanto, a formação simultânea não foi observada em HCl-KCl, pois houve apenas a formação de PB. Portanto, as propriedades eletroquímicas do eletrodo III formado in situ em tampão BR (pH 1,60) abre um leque de possibilidades para futuras aplicações na área de sensores eletroquímicos, uma vez que em estudos iniciais ele mostrou-se ativo para detecção de dopamina em meio ácido.
|
|
|
-
EVALDO DOS SANTOS MONÇÃO FILHO
-
Constituintes químicos identificados por UPLC-MS, atividade citotóxica e antimalárica do veneno de Rhinella jimi
-
Orientador : GERARDO MAGELA VIEIRA JUNIOR
-
Data: 30/06/2020
-
Mostrar Resumo
-
Sapos da espécie R. jimi pertencem à família Bufonidae, são endêmicos do nordeste brasileiro e comumente encontrados em períodos chuvosos. Em geral, os anfíbios dessa família apresentam em seu veneno uma gama variada de metabólitos que possuem diversas atividades biológicas. O isolamento e identificação de metabólitos são de bastante importância e técnicas como Cromatografia Líquida de Alta eficiência acoplada a Espectrometria de Massas (HPLC-MS) são bastante utilizadas para a identificação de compostos novos e conhecidos nesses venenos. No veneno da espécie R. jimi foram identificados por análises de UPLC-MS e MS/MS no extrato acetato de etila os bufadienolídeos: resibufogenina (1), marinobufagina (2), bufotalinina (3), bufalina (4), telocinobufagina (5), bufarenogina (6) e ψ-bufarenogina (7), através das perdas dos grupos hidroxilas, carbonilas e α-pirona. No extrato metanólico também foram identificados os compostos: 2 e 4-7, e além destes os compostos adipoil arginina (8), pimeloil arginina (9), suberoil arginina (10), azelail arginina (11), com perdas de água, amônia e do respectivo diácido ligado ao grupo arginina, bem como a dehidrobufotenina (12), bufotenidina (13), com perdas de suas cadeias laterais (alquilas ou alquilaminas), e ainda no extrato metanólico identificou-se os compostos 3-(N-adipoil-argininil)-resibufogenina (14), 3-(N-suberoil-argininil)-resibufogenina (15), 3-(N-glutaroil-argininil)-marinobufagina (16), 3-(N-adipoil-argininil)-marinobufagina (17), 3-(N-pimeloil-argininil)-marinobufagina (18), 3-(N-suberoil-argininil)-marinobufagina (19), 3-(N-azelail-argininil)-marinobufagina (20), 3-(N-suberoil-argininil)-bufotalinina (21), 3-(N-adipoil-argininil)-bufalina (22), 3-(N-suberoil-argininil)-bufalina (23), 3-(N-adipoil-argininil)-telocinobufagina (24), 3-(N-pimeloil-argininil)-telocinobufagina (25), 3-(N-suberoil-argininil)-telocinobufagina (26), 3-(N-adipoil-argininil)-bufarenogina (27), 3-(N-suberoil-argininil)-bufarenogina (28), 3-(N-adipoil-argininil)-ψ-bufarenogina (29) e 3-(N-suberoil-argininil)- ψ-bufarenogina (30), com perdas de água e da porção composta pelo bufadienolídeo, formando o íon do respectivo diácido derivado da arginina correspondente. Um total de 30 compostos foram identificados no veneno de R. jimi, dos quais a marinobufagina (2) e a marinobufotoxina (19) foram os constituintes majoritários para os extratos acetato de etila e metanólico, respectivamente. Os extratos e o composto 2 foram testados quanto a citotoxicidade pelo método do MTT, demonstrando um excelente potencial citotóxico com valores de CI50 abaixo ou próximo ao do controle positivo doxorrubicina. Também demonstraram atividade antimalárica frente a Plasmodium falciparum, com redução de parasitemia na faixa de 81-90%. Os resultados obtidos contribuem para o conhecimento da composição química e potencial citotóxico e antimalárico do veneno do sapo R. jimi e da família Bufonidae.
|
|
|
-
LEONARDO SANTOS ALEXANDRE
-
Abordagem analítica compreensiva para explorar o proteoma das glândulas paratóides de Rhinella jimi
-
Orientador : GERARDO MAGELA VIEIRA JUNIOR
-
Data: 29/06/2020
-
Mostrar Resumo
-
As secreções da pele de sapos são fontes de complexas misturas de compostos bioativos como por exemplo proteínas e peptídeos. A espécie Rhinella jimi é um sapo comum do nordeste brasileiro pouco estudada. Um planejamento experimental foi aplicado para otimizar o método de extração das proteínas das secreções da glândula paratoide de R. jimi, resultando na extração com tampão Tris-HCl 100 mM pH 7,2 com agitação vortex durante 5 min como a melhor condição de extração. O uso da técnica de infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) combinada com a Análise de Componente Principal (PCA) revelaram sinais proteicos únicos aos extratos indicando que a metodologia proposta é adequada. Os extratos foram analisados por Cromatografia Liquida de Alta Eficiência por Exclusão de Tamanho (HPLC-SEC) e por meio de eletroforese em gel de poliacrilamida (SDS-PAGE) que evidenciaram a presença de proteínas com altas e baixas massas moleculares (MM), apresentando diferenças, principalmente na região de baixa MM, entre amostras coletas nas cidades de Teresina-PI e Picos-PI (Brasil). A avaliação da citotoxicidade dos extratos contra as linhagens 4T1, CT26.WT e L929 revelou que a diferença na composição dos extratos também atinge suas atividades biológicas com valores de Concentração Citotóxica (CC-50) entre 258,9 e 49,7 µg/mL e não apresentando citotoxicidade em células normais (L929). As diferenças observadas entre as amostras podem ser atribuídas a condições edafoclimáticas do habitat encontrado em cada cidade. Estes novos dados apresentados são fundamentais para futuros estudos sobre a identidade e atividade biológica das biomoléculas presentes no veneno de R. jimi.
|
|
|
-
LUCIANO CLECIO BRANDAO LIMA
-
Sistemas híbridos baseados em argilas e espécies bioativas: abordagens na liberação de fármacos, obtenção de pigmentos e proteção de aminoácidos essenciais.
-
Orientador : EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
-
Data: 22/06/2020
-
Mostrar Resumo
-
Argilas e argilominerais vem sendo utilizadas numa vasta gama de aplicações e têm ganhado crescente interesse tecnológico devido a suas características químicas e físicas e por serem atóxicos. Assim,o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de utilização das argilas em diferentes linhas de pesquisa. Inicialmente,foram propostasas sínteses do filossilicato de magnésio tipo talco (Talc) e um novo biomaterial híbrido (denominado Talc + Qs) resultante da reticulação de Talc e quitosana (Qs) usando glutaraldeído como agente de reticulação. Nesta abordagem, os sistemas disponibilizados apresentaram capacidade de adsorção de amilorida como fármaco modelo iguais a 55,74, 49,53 e 4,71 mg g-1para Talc + Qs, Talc e Qs respectivamente. Os testes de liberação in vitro mostraram um prolongamento das taxas de liberação por pelo menos 4 h. Em uma segunda linha, pigmentos híbridos foram preparados incorporando antocianina (ACN) na argila sintética saponita (Sap) não modificada ou organicamente modificada com brometo de cetiltrimetilamonio (CTAB) e β-ciclodextrina (β-CD). Os resultados mostram que a forma de base quinoidal da ACN, que é estruturalmente menos estável, é estabilizada na superficie do pigmento híbrido CTAB_Sap-ACN, provocando uma cor azul inicial diferenciada dos demais pigmentos. A intercalação do cátion flavílio de ACN nos espaços entre camadas de β-CD_Sap-ACN e Sap-ACN promovem melhor proteção ao ataque do oxigênio, evitando a oxidação. A boa estabilidade contra a irradiação da luz e a reversibilidade das cores após a exposição à atmosfera ácida e básica são evidências de que os pigmentos híbridos podem ser candidatos promissores em diferentes campos de aplicação. Por fim, os aminoácidos L-lisina (Lis), L-metionina (Met) e L-triptofano (Trp) foram incorporados nas argilas sepiolita (Sep) e Veegum® (Veg). Os resultados mostraram melhores capacidades de incorporação para Veg, exeto para incorporação de Met. As porcentagens de Aa incorporadas foram deduzidas dos resultados das análises elementar e térmica como Lis-Sep <Met-Sep <Trp-Sep para sepiolita e Met-Veg <Lis-Veg <Trp-Veg paraVeegum®. Essas matrizes fornecem uma alternativa promissora para o planejamento da administração de aminoácidos essenciais e sua continuidade pode oferecer uma alternativa para melhorar estratégias de dietas funcionais. Desta forma, a versatilidade de aplicações das argilas foi satifatoriamente explorada nos campos desistemas de liberação de fármacos, pigmentos híbridos e sistemas para proteção de aminoácidos essenciais.
|
|
|
-
ANDRÉ MESSIAS RIBEIRO SIMÕES
-
NANOTUBOS TRIMETÁLICOS: UM SUBSTRATO BIFUNCIONAL PARA O ESTUDO CATALÍTICO E ESPECTROSCÓPICO DA REAÇÃO DE OXIDAÇÃO DO ÁLCOOL CINAMÍLICO POR MEIO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN INTENSIFICADA POR SUPERFÍCIE (SERS)
-
Orientador : JEAN CLAUDIO SANTOS COSTA
-
Data: 19/06/2020
-
Mostrar Resumo
-
A espectroscopia Raman Intensificada por superfície (SERS) tem sido utilizada nos mais variados campos de pesquisa por combinar características importantes como, por exemplo, ser uma técnica de investigação não destrutiva, ter alta sensibilidade e permitir uma rápida aquisição de dados. Essa, quando combinada com catálise em nanoestruturas ditas bifuncionais, tem possibilitado o monitoramento de transformações moleculares fornecendo informações que permitem ter uma visão do mecanismo e da cinética da reação. Com isso, esse trabalho teve como objetivo a produção de uma nanoestrutura trimetálica bifuncional com propriedades catalíticas e espectroscópicas para catálise e o monitoramento por SERS da reação de oxidação do álcool cinamílico. Essa construção se deu por meio da reação redox entre nanofios de Ag utilizados como moldes de sacrifício e soluções de Au e Pd como consequência da diferença de potencial eletroquímico. As nanoestruturas sintetizadas foram caracterizadas por Espectroscopia de absorção UV-Vis, MEV, MET, XPS e ICP. A microscopia eletrônica indicou a formação de nanofios com aproximadamente 100 nm de dimensão transversal e dimensão longitudinal > 5 μm e nanotubos com ilhas em torno de 10 nm. A análise dos espectros XPS evidenciaram a formação de ligas metálicas contendo Ag, Au e Pd na superfície dos nanotubos. Os resultados catalíticos e espectroscópicos sugerem uma forte dependência da razão entre os metais utilizados na produção do nanocatalisador para um melhor desempenho catalítico e maior intensificação do sinal Raman. Os nanotubos (proporção 1:2 de Au:Pd) mostraram-se ativos (conversão > 75%) e seletivos para o cinamaldeído com 2 h de reação sem necessidade do uso de base e substâncias nocivas ao meio ambiente. Esses resultados indicam uma melhora significativa na seletividade quando o Pd é usado em liga com Ag e Au. Os espectros SERS e os resultados obtidos por CG permitem sugerir o mecanismo da reação. Assim, apresentamos um nanocatalisador bifuncional para catálise e estudo espectroscópico por SERS da oxidação seletiva do álcool cinamílico. Os resultados mostraram que o substrato possui alta atividade catalítica e sítios com atividade SERS que permitem seu uso em análises qualitativas e no monitoramento de transformações moleculares.
|
|
|
-
ROGER WALLACY GUIMARAES OLIVEIRA
-
Desenvolvimento e caracterização de filmes a base de Goma de angico branco e quitosana para liberação tópica de Digluconato de Clorexidina
-
Orientador : CARLA VERONICA RODARTE DE MOURA
-
Data: 09/06/2020
-
Mostrar Resumo
-
A busca por um dispositivo terapêutico que possa ser aplicado em feridas e lesões da mucosa oral é um desafio para a área da saúde.
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um filme composto por Goma de angico branco e quitosana avaliando-se diferentes parâmetros em relação as misturas e as formulações através de delineamento experimental fatorial sendo avaliado os principais efeitos sobre o Grau de intumescimento e tempo de desintegração dos filmes com a incorporação da Clorexidina. Das melhores formulações foi analisado as propriedades físicas, físico-químicas, liberação, cinética de entrega do fármaco, in vitro sua eficiência antimicrobiana frente os microrganismos Staphylococcus aureus, Candida albicans, Escherichia coli e Enterococcus feacalis, e ensaio de toxicidade.
As matérias-primas e os filmes escolhidos após o planejamento fatorial foram caracterizados físico quimicamente utilizando infravermelho com transformada de Fourier, difração de raios X, Microscopia eletrônica de Varredura (MEV), analises termogravimétricas como TG e DSC, Potencial Zeta e DLS.
Das formulações escolhidas a eficácia antimicrobiana foi mantida e indicaram uma liberação sustentada além que a clorexidina manteve sua eficácia sobre os microrganismos padrão avaliados em comparação com a clorexidina livre.
|
|
|
-
LORENNA FONSÊCA
-
Composição química dos óleos essenciais, complexo de inclusão e atividades biológicas: Croton zehntneri e Lippia lasiocalycina
-
Orientador : SIDNEY GONCALO DE LIMA
-
Data: 08/06/2020
-
Mostrar Resumo
-
Croton zehntneri é uma planta nativa do Nordeste do Brasil, suas folhas são ricas em óleos essenciais (OECZ), e estes possuem atividades antioxidante, larvicida contra Aedes aegypti, antimicrobiana e antimalárica, entre outras. Lippia lasiocalycina é uma espécie nativa, porém, não endêmica do Brasil e não apresenta estudos sobre a composição química do óleo essencial (OELL) e atividades biológicas. Assim, este trabalho teve como objetivo extrair e caracterizar os óleos essenciais de C. zehntneri e L. lasiocalycina; preparar e caracterizar o complexo de inclusão dos óleos essenciais com β-ciclodextrina; realizar o estudo sazonal e circadiano da composição química e rendimento do óleo essencial de L. lasiocalycina; avaliar o potencial antifúngico dos óleos essenciais contra espécies de Candida; e realizar o estudo da atividade larvicida dos óleos essenciais livres e complexados. O OECZ foi obtido por hidrodestilação das folhas e caracterizado por cromatografia em fase gasosa acoplado a espectrômetro de massa (CG-EM), sendo o estragol o composto majoritário (90%). O complexo de inclusão (CI) do OECZ com β-ciclodextrina foi preparado por co-precipitação seguida de liofilização e spray drying. Os CIs foram caracterizados por espectroscopia vibracional (espectroscopia Raman e ATR-FTIV) e a eficiência de complexação determinada por CG-EM. Foi observado que a co-precipitação possibilitou uma maior eficiência de complexação quando comparada ao spray drying. A espectroscopia Raman e ATR-FTIV confirmam a formação do complexo de inclusão por ambos os métodos de preparo. O estudo sazonal e circadiano do OELL foi realizado a partir das folhas cultivadas em Teresina-PI e coletadas todos os meses, no período de março de 2018 a fevereiro de 2019, nos horários de 8, 12 e 18h. A composição química do OELL durante o período do estudo apresentou o limoneno (70,4%) como o composto majoritário, óxido de piperitenona (7,5%), cuminal (3,4%) e o biciclogermacreno (2,9%), entre outros. Foi observado que o mês e horário de coleta e os períodos do ano não interferem no rendimento das hidrodestilações, mas interferem nas quantidades dos compostos presentes no OELL. Para a avalição da atividade antifúngica dos OELL e OECZ contra espécies do gênero Candida (C. albicans, C. parapsilosis, C. parapsilosis ATCC, C. glabrata, C. glabrata ATCC, C. krusei, C. nivariensis) foi determinada a concentração inibitória mínima (CIM) e a concentração fungicida mínima (CFM) pela técnica de microdiluição. Foi observado que o OELL apresentou valores da CIM iguais ou superioes a 1024 µg mL-1 para todas as especies, exceto para a C. parapsilosis (254 µg mL-1) e OELL foi caracterizado como fungiostático entre as espécies do estudo. Por outro lado, o OECZ apresentou a menor CIM (256 µg mL-1) para C. nivariensis e para as outras espécies os valores variaram entre 516 e 1024 µg mL-1, sendo caracterizado como fungicida entre as espécies de Candida. Para a avaliação da atividade larvicida foram utilizadas larvas de Aedes aegypti colocadas em soluções de DMSO 10% e os óleos essenciais e seus respectivos complexos de inclusão. As leituras das mortalidades foram realizadas após 24 h e 48 h de exposição as larvas às soluções. Foi observado que todos os óleos essenciais tiveram atividade larvicida sobre as larvas, mas apenas o complexo dos compostos extraídos do hidrolato de L. lasiocalycina mostrou atividade larvicida. Conclui-se que OELL e OECZ podem ser utilizados como fonte de novos produtos larvicidas e antifúngicos.
|
|
|
-
IVAN DOS SANTOS SILVA
-
COMPLEXO DE INCLUSÃO DE SULCATONA EM β-CICLODEXTRINA: PREPARAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO, ESTUDO COMPUTACIONAL E INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE VASORRELAXANTE
-
Orientador : SIDNEY GONCALO DE LIMA
-
Data: 15/05/2020
-
Mostrar Resumo
-
Sulcatona (SU), 6-metil-hept-5-en-2-ona, uma cetona monoterpenoide encontrada nas plantas das espécies Cymbopogon citratus (capim-limão), Cymbopogon winterianus Jowitt) (citronela), Cymbopogon martinii (pau rosa) e Aristolochia trilobata (angelicó), que apresenta propriedades aleloquímicas e é bastante utilizada como ingrediente aromatizante em vários produtos como óleos e sabonetes. As ciclodextrinas (CD), oligossacarídeos naturais de glicose, possuem uma cavidade hidrofóbica que pode encapsular diversas substâncias formando um sistema hóspede-hospedeiro denominado de complexo de inclusão. O complexo de inclusão contribui no aumento da estabilidade e biodisponibilidade da molécula encapsulada. Neste estudo, um complexo de inclusão de SU em β-CD foi preparado, caracterizado por métodos espectroscópicos (IVTF, DRX e RMN-1H), técnicas termogravimétricas (DSC, TG e TGA) e quantificado por headspace estático acoplado à cromatografia à gás e espectrometria de massas (HS-CG-EM). O método computacional ONIOM foi utilizado para a determinação de parâmetros termodinâmicos (ΔGº, Kf e energia de interação) do complexo SU-β-CD que permitiram avaliar a orientação mais provável da encapsulação da molécula de SU na cavidade hidrofóbica da β-CD. A constante de formação (Kf) do complexo SU-β-CD foi determinada experimentalmente por headspace estático (337,6 mol L-1) e teoricamente pelo método ONIOM (358,37 mol L-1), evidenciando boa concordância dos valores. A eficiência de encapsulação de 37% demonstrou que a complexação da SU em β-CD foi aceitável, pois a literatura relata que esse parâmetro deve ser no mínimo de 35%. Foram realizados estudos in vivo e in vitro em ratos normotensos para se avaliar as atividades vasorrelaxante e hipotensora da SU e do complexo SU-β-CD. O vasorrelaxamento é uma das funções do endotélio que contribui para o controle da pressão arterial. A disfunção endotelial produz a hipertensão arterial sistêmica, um dos grandes problemas de saúde pública, responsável por diversas doenças coronarianas, encefálicas e inúmeros óbitos. Os resultados obtidos demonstraram que a administração oral do SU-β-CD (100 mg kg-1, pó.) produziram um efeito hipotensivo mais pronunciado quando comparados ao da SU não complexada. Esses resultados demonstram que o complexo de inclusão SU-β-CD apresenta potencial para elaboração de um fármaco que possa ser utilizado no controle da hirpertensão arterial sistêmica em seres humanos.
|
|
|
-
JOSÉLIA BORGES DE MOURA FURTADO
-
PREPARO E CARACTERIZAÇÃO DA FIBRA DO CAULE DA PALMEIRA DE BABAÇU E SUA APLICAÇÃO NA PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS COM MATRIZ DE POLIETILENO DE ALTA E DE BAIXA DENSIDADE
-
Orientador : JOSE RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR
-
Data: 15/05/2020
-
Mostrar Resumo
-
As fibras vegetais são amplamente utilizadas como reforço na produção de compósitos poliméricos. Neste trabalho, propomos a extração e mercerização de fibras do caule da palmeira de babaçu, bem como a sua aplicação na produção de compósitos em matriz de Polietileno de Alta e de Baixa Densidade (PEBD e PEAD). As fibras mercerizadas foram usadas na proporção de 5%, 10% e 20% em massa da matriz para a preparação dos compósitos. Os materiais foram caracterizados por FTIR, XDR, TG/DTG, SEM, DRX, impedância AC e teste de tração. Após a caracterização, os materiais foram submetidos a processos de degradação em condições naturais (radiação solar) e condições artificiais (radiação UV-B). Para comparação, uma amostra de uma sacola plástica oxi-biodegradávelfoi avaliada nas mesmas condições de degradação. A incorporação de fibra de babaçu em matriz de PEAD e PEBD na formação de compósito polimérico é promissora, pois melhora opotencial fotodegradativo.
|
|
|
-
RENILMA CARVALHO SOUSA
-
SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E PROPRIEDADE CATALÍTICA DO Au-Pd/α-MoO3 PARA A REAÇÃO DE OXIDAÇÃO AERÓBICA DO ÁLCOOL CINAMÍLICO
-
Orientador : EDMILSON MIRANDA DE MOURA
-
Data: 14/05/2020
-
Mostrar Resumo
-
αααA oxidação seletiva de álcoois em aldeído é um processo importante na indústria química devido a sua utilização na fabricação de produtos químicos finos. O interesse em novos catalisadores para as reações de oxidação de moléculas orgânicas tem aumentado muito nos últimos anos, devido à preocupação com o estabelecimento de processos sustentáveis. Nanopartículas bimetálicas de ouro e paládio suportadas tem sido bastante estudada em reações de oxidação por representarem uma alternativa ambientalmente benigna. Neste trabalho, estudou-se o processo de oxidação do álcool cinamílico sob condições aeróbicas utilizando nanopartículas bimetálicas de ouro-paládio suportadas em MoO3, através do método de deposição-precipitação com ureia. As amostras foram analisadas por DRX, FT-IR, espectroscopia RAMAN, ICP-OES, MEV, MET, XPS e adsorção-dessorção de nitrogênio. O desempenho dos catalisadores mostrou-se dependente da razão molar de Au-Pd e do efeito sinérgico entre os metais. A presença das vacâncias de oxigênio no suporte é provavelmente responsável pela dispersão e tamanho das nanopartículas (4,62 ± 0,15 nm) e ainda na atividade catalítica devido suas propriedades redutíveis. O catalisador mostrou-se ativo e seletivo para o cinamaldeído em tempos de reação muito curtos, apresentando desempenho satisfatório em 30 min e sua melhor atividade em 1 h com 94,05% de conversão e 87,46% de seletividade, sem a necessidade de adição de solvente ou base e com boa estabilidade em experiências sucessivas de reutilização nas mesmas condições de reação.
|
|
|
-
JUSSARA MORAIS DA SILVA
-
Oxidação aeróbica de álcool benzílico catalizadas por nanopartículas de Au e AuPd suportadas em SBA-15 e TiO2@SBA-15.
-
Orientador : EDMILSON MIRANDA DE MOURA
-
Data: 13/05/2020
-
Mostrar Resumo
-
Estudos descritos na literatura mostram que nanopartículas de Au suportadas apresentam bom desempenho catalítico em processos de oxidação de álcoois e que as melhorias conferidas ao sistema, pela adição de Pd, estão bem estabelecidas no meio científico. Contudo, a performance catalítica pode ser ainda aprimorada pela funcionalização dos suportes a partir da combinação de propriedades favoráveis à oxidação, como acidez, área superficial específica e porosidade. O presente estudo investigou a influência da modificação da SBA-15 como suporte no potencial dos catalisadores de Au e AuPd frente a oxidação aeróbica do álcool benzílico. Para tanto, foram sintetizadas, a partir do método de DPU, nanopartículas de Au e AuPd suportadas em SBA-15 nas formas pura e modificada com nanocristais de TiO2 em diferentes razões molares Si/Ti. Para a caracterização dos materiais, foram utilizadas as técnicas: DRX, adsorção e dessorção de N2, ICP-OES, XPS, MEV e MET. Os difratogramas obtidos dos suportes confirmam a inserção exitosa dos nanocristais de TiO2 na matriz SBA-15, bem como a estrutura mesoporosa ordenada em todas as amostras. Quanto aos catalisadores, os difratogramas confirmaram a presença dos metais e a manutenção das propriedades do suporte. Todos os catalisadores sintetizados apresentaram bom desempenho, exibindo atividades superiores a 53% em 2,5 h. Os catalisadores bimetálicos, por sua vez, obtiveram maior destaque, em apenas 30 min, alcançaram atividades na faixa de 20 a 90%, todos com seletividades superiores a 90% para o benzaldeído. Os catalisadores contendo TiO2 (AuPd/TiO2@SBA-15 (RSi/Ti = x)) foram ainda mais efetivos, especialmente o AuPd/S25, que apresentou valores expressivos de atividade e seletividade, aproximadamente 90%. Em relação ao tamanho e distribuição de tamanho das partículas, o catalisador AuPd/SBA-15 apresentou partículas relativamente grandes, 18,96 ± 12,48, enquanto que o AuPd/S25 exibiu partículas significativamente menores, 3,14 ± 0,85. Portanto, pode-se dizer que a funcionalização da SBA-15 com TiO2 melhora as propriedades do catalisador e atua de forma positiva no desempenho catalítico em reações de oxidação aeróbica do álcool benzílico.
|
|
|
-
LILDES FERREIRA SANTOS
-
Estudo químico e potencial biológico de Luehea divaricata Mart. & Zucc.
-
Orientador : MARIANA HELENA CHAVES
-
Data: 30/04/2020
-
Mostrar Resumo
-
A espécie Luehea divaricata Mart. & Zucc. (Malvaceae), conhecida popularmente como açoita-cavalo, é utilizada na medicinal tradicional para o tratamento de disenteria, leucorréia, reumatismo, blenorragia, tumores e bronquite. O presente trabalho teve como objetivo isolar e identificar constituintes químico das cascas do caule da espécie L. divaricata e investigar o potencial biológico. O extrato etanólico foi submetido a partição fornecendo as frações hexânica, acetato de etila (AcOEt) e aquosa. A fração hexânica foi submetida a fracionamento por meio de cromatografia em gel de sílica e em Sephadex LH-20 e os compostos foram identificados por RMN de 1H e 13C (1D e 2D) e GC-MS. A fração AcOEt foi analisada por espectrometria de massas por armadilha de íons com ionização eletrospray (ESI(−)-IT/MS). A atividade antiradicalar foi investigada pelo ensaio com o radical DPPH, a ação anticolinesterásica pelo método de Ellman e a citotoxicidade pelo método MTT. Os teores de fenóis e flavonoides totais foram determinados pelos métodos de Folin-Ciocalteu e complexação com AlCl3, respectivamente. O estudo da fração hexânica resultou no isolamento do novo triterpenoide urs-3b,13b,18b-triol (1), quatro compostos puros conhecidos, identificados como betulina (5), ácido betulínico (6), betulona (7), 8-hidróxicalameneno (8) e cinco misturas (M1 a M5), sendo quatro de triterpernoides (M1-M4). M1 é constituída por friedelina (2), lupenona (3) e hop-17(21)-en-3-ona (9); M2 contém lupeol (4), taraxasterol (11) e hop-17(21)-en-3-ol (10); M3 é formada pelos ácidos ursólico (12) e oleanólico (13); M4 contém os ácidos 3-O-acetil-ursólico (14) e 3-O-acetil-oleanólico (15) e a mistura M5 é composta pelos esteroides sitosterol (16), estigmasterol (17), D22-estigmastenol (18), sitostanol (19), campesterol (20), campestanol (21), brassicasterol (22) e colesterol (23). A análise da fração AcOEt por ESI-MS resultou na identificação da (epi)catequina (24), do dímero (25), trímero (26), tetrâmero (27), pentâmero (28) e hexâmero de procianidina tipo B (29). As frações AcOEt e aquosa, apresentaram maior atividade antiradicalar, evidenciado pelo menor valor da CE50, correlacionando-se positivamente com o teor de fenóis totais. O maior teor de flavonoides foi registrado para a fração aquosa. O extrato EtOH e as frações hexânica, AcOEt e aquosa apresentaram indicativo de inibição da enzima acetilcolinesterase. O extrato mostrou atividade citotóxica moderada (60-64%) frente as linhagens tumorais HCT-116, (cólon) e SF-295 (glioblastoma). Os resultados obtidos contribuem para o conhecimento da composição química, potencial biológico e corroboram com a classificação taxonômica da espécie L. divaricata e da família Malvaceae.
|
|
|
-
JOÃO PAULO CARVALHO MOURA
-
Propriedades estrutural, morfológica, eletroquímica e fotocatalítica de filmes heterojunção ZnO/CuWO4
-
Data: 22/04/2020
-
Mostrar Resumo
-
Com o desenvolvimento da fotocatálise heterogênea como tecnologia verde para remediação ambiental, uns dos principais desafios tem sido melhorar a atividade fotocatalítica e a utilização de energia solar dos fotocatalisadores. Dito isso, neste trabalho foi construído e investigado as propriedades de filmes heterojunção ZnO/CuWO4 nanoestruturado. Os filmes nanobastões ZnO foi construído por método de crescimento hidrotermal sobre camada semente. Nanopartículas de CuWO4 foram sintetizadas por co-precipitação com pós tratamento hidrotermal. A heterojunção ZnO/CuWO4 foi construída a partir da deposição da suspensão das nanopartículas de CuWO4 sob os nanobastões ZnO pelo método doctor-blade. Os filmes obtidos foram caracterizados por espectroscopia na região do ultravioleta visível (UV-vis), difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) e foto eletroquimicamente sob irradiação policromática em eletrólito suporte Na2SO4. O DRX mostrou os planos referentes fases Wurtzita e Triclínica para os filmes ZnO e CuWO4, respectivamente. As fases foram mantidas na heterojunção, com aparecimento de um sinal referente a interação entre os materiais. As micrografias mostraram nanobastões de ZnO crescidos perpendiculares ao substrato, e o recobrimento superficial com nanopartículas CuWO4 no filme ZnO/CuWO4. A formação da heterojunção possibilitou maior aproveitamento da luz visível para o filme ZnO/CuWO4. As caracterizações eletroquímicas mostraram que os filmes ZnO, CuWO4 e ZnO/CuWO4 mostraram comportamento de semicondutor do tipo-n, em que maiores resultados de fotocorrente foram encontrados para o filme ZnO/CuWO4, bem como foi possível estimar também uma maior fotoestabilidade. A partir de medidas eletroquímicas e opticas foi estimadas as posições das bordas das bandas enérgicas dos semicondutores. Os filmes eletrodos foram utilizados para a degradação de solução aquosa do corante Rodamina B – RhB (1,0 µmol L-1) utilizando as configurações de fotocatálise heterogênea (FH) e fotocatálise heterogênea eletroassistida (FHE). O filme ZnO/CuWO4 mostrou-se maior atividade fotocatalítica na condição FHE removendo 82% de RhB. Os resultados demostram que a associação do ZnO/CuWO4 junto à aplicação do potencial, minimiza a recombinação dos portadores de carga fotogerados, facilita o transporte de cargas e aumenta a atividade fotocatalítica.
|
|
|
-
SAMUEL DE MACÊDO ROCHA
-
ENCAPSULAMENTO DA ORGANOTELURANA RF07 EM NANOPARTÍCULAS DE SiO2 FUNCIONALIZADAS APLICADAS AO CARREAMENTO DE FÁRMACOS
-
Orientador : JANILDO LOPES MAGALHAES
-
Data: 20/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
RF07 é uma organotelurana que apresenta boa potencialidade para atividade antitumoral devido seu efeito antiproliferativo, oxidativo e causador da morte celular. Entretanto a sua baixa solubilidade em água ainda é um desafio para futuras aplicações como agente terapêutico. Dessa forma, este trabalho consiste no encapsulamento da RF07 em nanopartículas de SiO2 funcionalizadas com 3-APTES (SiO2@NH2) para o desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos. A obtenção de nanopartículas aproximadamente esféricas foram observadas por Microscopia Eletrônica de Varredura, com tamanhos médios de 23 nm para as SiO2 e comportamento bimodal de distribuição de partículas para as SiO2@NH2, com tamanhos médios de 59 e 89 nm. A aminofuncionalização foi confirmada pelo teste da ninidrina, enquanto a incorporação da RF07 nas NPs foi evidenciada por Fluorescência de Raios X portátil, por meio da observação de picos de emissão de telúrio para a amostra RF07/SiO2@NH2. A determinação do Ponto Isoelétrico dos nanomateriais estudados indicou que a RF07 está encapsulada nas NPs de SiO2@NH2, não caracterizando processos de adsorção na superfície externa. Além disso, o encapsulamento da RF07 promoveu o aumento do tamanho das NPs, em que o nanomaterial RF07/SiO2@NH2 apresentou diâmetro hidratado médio de 256 ± 26, maior em relação as SiO2@NH2 (221 ± 58). A RF07/SiO2@NH2 mostrou Eficiência de Encapsulamento (EE%) de 58,9%, com taxa de liberação correspondente a 46% no período de 24 h. Além disso, o nanomaterial RF07/SiO2@NH2 apresentou boa atividade citotóxica frente a linhagem celular tumoral de cólon CT26WT, com valor de CI50 igual a 28,14 g mL-1, mantendo a atividade farmacológica da organotelurana.
|
|
|
-
RENATO PINTO DE SOUSA
-
ESI(−)-ITMS e atividades antiradicalar e fotoprotetora de frações enriquecidas do extrato etanólico das folhas de Terminalia actinophylla Mart
-
Orientador : MARIANA HELENA CHAVES
-
Data: 20/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
Terminalia actinophylla Mart. (Combretaceae), conhecida popularmente como tanimbuca amarela, catinga de porca ou chapada, é utilizada na medicina tradicional no tratamento de distúrbios intestinais, cicatrização e como hemostático. O extrato etanólico das folhas foi fracionado em cartucho de extração em fase sólida (SPE C18), eluído com misturas de H2O/MeOH fornecendo as frações H2O/MeOH (4:1), (1:1) e (1:4) v/v. Os compostos fenólicos do extrato de etanólico e frações foram identificados por espectrometria de massas por armadilha de íons com ionização eletrospray (ESI(−)-ITMS). Adicionalmente foi avaliado o potencial biológico dos extratos e frações. Um total de 31 compostos foi identificado: 25 e dois fenólicos (pirogalol (1), ácido gálico (2), galato de metila (3) ácido quínico (4), galato de etila (5) brevifolina (6), brevifolina ácido carboxílico (8), ácido elágico (9), carboxilato de etilbrevifolina (11), ácido chebulico (14), dilactona do ácido valoneíco (15), digaloilglicose (16), corilagina (18), chebulanina (19), ácido elágico di-O-galoil-ramiosideo (20), telimagrandina I (21), fillantusiina C (24), geranina (25), ácido chebulágico (26), fillantusiina B (27), castalagina I (28), neochebulagato de metila (29), castalagina II (30), derivado da corilagina (31), incluindo duas novas estruturas, um derivado de telimagrandina I (23) e castalagina II (30)) e seis ácidos graxos e derivados (ácido palmítico (7), alquilbezenosufonato I (10), alquilbezenosufonato II (12), alquilbezenosufonato III (13), sulfoquinosilmonoacilglicerol (17) e sulfoquinovosilmonoacilglicerol (22). Os compostos identificados foram classificados como ácidos graxos e derivados, derivados simples de ácido chiquímico, ácido elágico e derivados, ácido chebulico e elagitaninos (chebulicos e não chebulicos). As frações H2O/MeOH (4:1), (1:1) e (1:4) apresentaram em seus perfis químicos a corilagina I (18, m/z 633), castalagina I (28, m/z 965) e ácido elágico (9) (m/z 301) como constituintes majoritários e/ou mais facilmente ionizável, respectivamente. A fração H2O/MeOH (4:1) foi a mais ativa frente ao radical livre DPPH com CE50 = 16,72±5,55 (μg mL-1) e comparável aos controles ácidos gálico (13,37±1,65 μg mL-1) e elágico (10,72±0,99 μg mL-1). O extrato e as frações (100 µg mL-1), apresentaram fator de proteção solar (FPS) no intervalo de 12,82 a 17,09, sendo a fração H2O/MeOH (1:1) a mais ativa. Foi observada correlação entre a atividade antioxidante e fenóis totais (FT) entre as frações. Neste trabalho a utilização da ESI-ITMS mostrou-se eficiente no estudo de fragmentação e identificação de metabólitos, o que mostra a sua potencial aplicação na área de Química de Produtos Naturais. Este é o primeiro relato de estudo utilizando a técnica de ESI(−)-ITMS na identificação de compostos químicos em T. actinophylla, bem como, da ocorrência dos compostos 23 e 30no gênero Terminalia. O estudo de identificação de metabólitos e atividades biológicas do extrato EtOH e frações mostrou que T. actinophylla é uma fonte promissora de antioxidantes naturais e sugere sua potencial utilização em preparações farmacêuticas como protetor solar.
|
|
|
-
LAÍSE NAYRA DOS SANTOS PEREIRA
-
Catalisadores mono (Au) e bimetálicos (Au-Pd) suportados em nanopartículas de CoFe2O4 enriquecidas com estrôncio: uma estratégia para a oxidação seletiva do álcool benzílico
-
Orientador : EDMILSON MIRANDA DE MOURA
-
Data: 19/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
A síntese de catalisadores de ouro tem-se mostrado muito promissora na conversão de álcoois em produtos oxidados, como aldeídos, ésteres e ácidos. Entretanto, o controle fino do processo nem sempre é trivial, uma vez que a seletividade da reação é tão ou mais importante do que uma alta conversão. Propostas de sínteses em que o ouro (Au) é a única fase ativa tem caído em desuso na literatura, já que a escolha inteligente de um suporte pode melhorar a performance do catalisador, necessitando de uma quantidade menor do metal nobre. Além disso, um suporte catalítico com propriedades interessantes que podem não só ajudar do desempenho do material, mas também pode propiciar reciclos desse. Nesse trabalho, uma estratégia especial foi empregada: a síntese de um material magnético que facilita a separação do catalisador do meio reacional. Esse, enriquecido com Sr(OH)2, tornou-se um meio passível de imobilização de metais nobres, com alta dispersão e estabilidade. A basicidade intrínseca do material sintetizado, após a imobilização de ouro, garantiu atividade em oxidação do álcool benzílico (58 %) em 2,5 h, bem acima de materiais disponíveis na literatura. Entretanto, percebeu-se que a adição de base externa, apresentou efeito na atividade (87 %), com 88 % de seletividade para benzaldeído. Embora os resultados tenham sido satisfatórios, o uso da base não é interessante, pois demanda lavagem do catalisador após cada uso, e adição de mais base. Além disso, um tempo maior de reação não causa efeito de melhora na seletividade. Assim, um segundo metal, paládio (Pd) foi adicionado. Sob condições otimizadas, o material bimetálico apresentou uma conversão total, com seletividade para benzaldeído de > 99%, em 3,5 h. Estudou-se também o efeito do suporte, mostrando que esse participa da interceptação de radicais livres, melhorando a seletividade do sistema, mesmo sem os metais. Com a adição de espécies ativas, a performance do sistema é máxima. Análises realizadas com XPS mostraram porque uma razão específica de Au:Pd é necessária. Refinamento Rietveld também foi importante, uma vez que mostrou quais fases ativas estavam na superfície dos materiais, permitindo, assim, propor mecanismos plausíveis para o processo que estava acontecendo, uma vez que há carência de soluções mecanísticas para catalisadores heterogêneos
|
|
|
-
ECTON ELLITON FEITOZA DE ALMEIDA
-
Produção de um material didático para o ensino de química baseado no modelo da mudança conceitual e o uso do YouTube como estratégia de divulgação e compartilhamento
-
Orientador : ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ
-
Data: 10/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
Há uma vasta literatura quando nos referimos às discussões realizadas sobre as diversas teorias de aprendizagem. Existem também diversos recursos e métodos com o objetivo de uma melhoria da ação docente. Mas como tudo isso pode ser colocado de modo prático aos alunos na construção de seu conhecimento? Em alguns momentos o professor tem a disponibilidade de diversas estratégias que, no entanto, não traduzem a esse sujeito como podem ser aplicadas em sintonia com a sua realidade profissional. A elaboração de materiais didáticos fundamentada em pressupostos teóricos da pesquisa em ensino de química pode auxiliar professores em sua prática pedagógica em sala de aula. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi a produção de um material didático voltado para o ensino de conteúdos químicos do 1º ano do ensino médio, que possa auxiliar professores a ministrarem suas aulas, com vista à mudança conceitual, e sua disponibilização na plataforma YouTube. O material didático produzido se constituiu em forma de “roteiros de aulas”, denominados de aulas recheadas, na qual foram propostas e descritas de modo detalhado diferentes estratégias didáticas, como o uso de atividades experimentais e softwares, para o desenvolvimento da abordagem de todo um conteúdo proposto em aula. Na elaboração de cada aula realizamos um compilado de diferentes pontos de vista para a construção do material, tendo como base o modelo da mudança conceitual, com o apoio teórico de diferentes teorias e estratégias de aprendizagem, com a finalidade de estruturá-lo em diferentes etapas: a identificação das ideias dos estudantes; o questionamento de suas concepções iniciais; a apresentação de novos conceitos; a utilização das novas ideias em outros contextos. Como estratégia de divulgação do material didático foram produzidos vídeos em forma de animação a fim de serem postados no YouTube. Todo o material foi disponibilizado na plataforma, sendo possível o seu acesso e download das aulas de modo gratuito. Discutimos a proposta confrontando-a com o que a literatura específica aborda, além de analisar o interesse do público quanto à proposição ser lançada no YouTube. Assim, foi possível verificar como o material didático tem potencial em auxiliar professores na sua ação pedagógica, tendo a possibilidade de ter em mãos uma proposição que se fundamenta em teorias de aprendizagem, de fácil linguagem e flexível às diferentes situações em sala de aula, como também a vantagem estratégica que as pesquisas em ensino de química podem ter em suas divulgações ao se utilizar poderosas ferramentas como a internet e o YouTube.
|
|
|
-
KARINY MERY ARAUJO CUNHA
-
A INFLUÊNCIA DO APRENDER A APRENDER NO APRENDER A ENSINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: ENFOQUE NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE GERARD VERGNAUD
-
Orientador : LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA
-
Data: 03/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
Nos últimos anos, várias pesquisas na área de ciências têm sido realizadas sobre o lema pedagógico “aprender a aprender”, isto é, sobre os processos cognitivos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, por reconhecer que pesquisar sobre o “aprender a aprender” contribui para o ensino, tanto do ponto de vista do professor quanto do aluno. Ao professor, permite reelaborar sua ação educativa, fugindo de uma prática pautada em conhecimentos livres de significações para seus alunos; ao aluno, oferece oportunidade de construção de seus conhecimentos e de apropriação de um pensamento mais investigativo. Nesse sentido, a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) é um importante referencial, por focalizar na prática educativa, na qual o professor, por meio da ação-reflexiva, é capaz de considerar suas limitações e, se necessário, reordenar seus conhecimentos para melhor desempenhar sua ação docente, pois, nesta teoria, o ensino é centrado no aluno, e o professor não apenas ensina, mas atua como um mediador e é responsável em elaborar situações dialógicas, em que o aluno possa expor seus conhecimentos prévios, os quais nortearão sua prática. A presente pesquisa se baseia na investigação dos possíveis reflexos do “aprender a aprender” no “aprender a ensinar” na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. Para tanto, foi realizada uma intervenção nas disciplinas de Estágio Supervisionado III e IV ofertadas no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí ao longo dos dois semestres de 2019. Foram tomados como dados da pesquisa: as resoluções de um questionário de conhecimentos prévios sobre ácidos e bases e dois problemas sobre o mesmo conteúdo, os quais foram aplicados no primeiro semestre. A análise das resoluções permitiu uma breve discussão sobre o modo como os alunos aprendem o conteúdo e como isso poderia influenciar na sua forma de ensinar, considerando-se que em muitas respostas dos estudantes foram identificados equívocos conceituais com relação ao conteúdo explorado. Os professores em formação tiveram, ainda, a oportunidade de discutir aspectos relacionados à sua aprendizagem, pois, é durante a formação o momento propício para a exploração e reflexão de diferentes pontos relativos ao exercício da docência. Além das resoluções, foram analisados projetos de intervenção e planos de aula elaborados pelos licenciandos, em que sua análise permitiu perceber algumas dificuldades na aprendizagem de conceitos relacionados à “pedagogia construtivista”, visto que em alguns momentos os licenciandos, em suas propostas apontam para o conceito de “pedagogia tradicional”. Diferentes possíveis indicadores de invariantes operatórios produzidos pelos licenciandos, não apontam para uma reflexão-ação da sua prática, como futuros professores, visto que alguns deles estão relacionados a metodologias tradicionais de ensino. Nesse sentido, salienta-se que a teoria somente se substancializa por intermédio da prática, por meio de uma relação dialética, em que a teoria isoladamente não produz transformações se não forem colocadas em prática. Partindo desse pressuposto, o domínio do campo conceitual sobre os processos de ensino e aprendizagem, demanda de uma intensa reflexão na ação ou sobre a ação. Mas para que isso aconteça, é necessário que, durante o período de formação, o licenciando externalize suas concepções baseadas em teorias pedagógicas pessoais, a fim de que o professor-formador possa direcionar sua aprendizagem relacionada aos conhecimentos inerentes à compreensão e domínio desse campo conceitual.
|
|
|
-
MARLO RODRIGUES DE SOUSA CAETANO
-
Estudo da estabilidade oxidativa e físico-química de biodieseis a partir de misturas de óleos vegetais.
-
Orientador : JOSE RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR
-
Data: 23/01/2020
-
Mostrar Resumo
-
O biodiesel é um biocombustível proveniente de fontes renováveis, obtido a partir da transesterificação de triglicerídios de óleos vegetais e gordura animal, com estrutura que se assemelha ao diesel. O biodiesel inicia um processo de oxidação quando exposto ao ar por longos períodos de armazenamento, havendo assim a necessidade de adição de materiais que retardem a oxidação. Diante disto, propomos a produção de biodiesel a partir da mistura de óleos vegetais, com a finalidade de obdecer as especificações do biodiesel estabelecidas na RN 45/2014 da ANP. Após a obtenção dos óleos de babaçu, mamona e fritura, os mesmos foram submetidos a um processo de lavagem com solução de hidróxido de sódio para redução da acidez (mamona e fritura) e processo de secagem. Após planejamento experimental, os óleos foram misturados, tendo como base os três óleos, três misturas secundárias e uma mistura ternária de iguais proporções entre os óleos. Em seguida foi realizado o processo de transesterificação e obtenção dos biodieseis. Os biodieseis foram submetidos ao processo de oxidação acelerada pelo método RANCIMAT com variação na temperatura de 90ºC, 100ºC, 110ºC, 120ºC e 130ºC para obtenção dos tempos de prateleira, e submetidos a análises físico-quimicas como Indice de acidez, Indice de Iodo, teor de água e espectroscopia de infravermelho. Todos os biodieseis apresentaram teor de água dentro do limite estabelecido na resolução da ANP, a mistura de Babaçu/Fritura/Mamona apresentou o melhor valor de Indice de acidez de 0,46 mg KOH/g, a mesma também apresentou o melhor resultado para estabilidade oxidativa em 110ºC com valor de 7,31 horas, seguido da mistura de Babaçu/Fritura com 6,33 horas, com limite mínimo estabelecido de 6 horas estão em conformidade com a resolução. No entanto, a mistura de Babaçu/Fritura apresentou o melhor valor de tempo de prateleira com 157 dias, em comparação aos outros biodieseis deste estudo.
|
|