A Inteligência Artificial (IA) a cada dia tem se inserido nos mais variados contextos, alterando rotinas e práticas até então constituídas e apresentando novas práticas, sendo essas inovações de impactos ainda pouco conhecidos, podendo representar significativos benefícios, contudo danos ainda desconhecidos, a depender dos usos. A IA tem igualmente se feito presente no contexto do ensino e aprendizagem, transformando cenários existentes, o que não exclui as universidades, as quais têm uma realidade com a qual deverão lidar doravante. Nesse sentido, a presente produção, que se revestirá de caráter aplicado, utilizando-se de bases empíricas e documentais e sendo possuidora de abordagem qualitativa, pretende responder ao seguinte questionamento: de que modos as Universidades Federais brasileiras têm construído e implementado políticas institucionais sobre o uso de IA? Para isso, partirá de discussões teóricas e empíricas a fim de fornecer subsídios para responder ao problema proposto. Essas discussões perpassam o cenário atual acerca de políticas públicas sobre a IA no Brasil e suas diretrizes para o contexto educacional/universitário; a existência e implementação de políticas institucionais sobre a IA nas universidades federais brasileiras e as diretrizes das referidas políticas institucionais sobre o uso de IA nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estudadas.