DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE HISTORIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Revista em Quadrinhos; Ferramenta Metodológica; Ensino-Aprendizagem.
O presente estudo aborda o uso de Histórias em Quadrinhos como ferramenta didática e lúdica no ensino de Química. Os conteúdos trabalhados nas HQs foram de tabela periódica, vidrarias de laboratório, funções inorgânicas, sais, bases, cálculo estequiométrico e outros assuntos. O universo da pesquisa foi composto de um total de 60 alunos, sendo 35 do 1° ano e 25 do 2° ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Severiano Sousa da Rede Estadual. Diante da proposta do trabalho, observou-se que a HQ despertou interesse, motivação e curiosidade dos alunos pelo o conteúdo abordado na HQ, e que HQ como ferramenta didática no ensino de Química, é um elemento estratégico e didático importante e indispensável para prática pedagógica, como um veículo de leitura agradável, atraente e profícua para apreciação dos alunos na promoção do desenvolvimento de habilidades e competências.