A radioatividade encontra-se muito presente na sociedade, porém, ainda é pouco discutida na educação científica. Nesse sentido, uma forma de trabalhar a temática no ensino de química é por meio da abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) de ensino. Neste trabalho foi realizada e investigada uma proposta de ensino da radioatividade baseada nos pressupostos da abordagem CTS no ensino superior, com a finalidade de apresentar as relações CTS concernentes ao tema e proporcionar a aquisição de visões e posturas mais adequadas frente ao papel da radioatividade na sociedade. A proposta envolveu a exibição de vídeos, formulação de perguntas, discussões e atribuição de papeis. Os dados obtidos foram analisados segundo a Análise de Discurso de linha francesa, especialmente a Tipologia do Discurso, na perspectiva de Eni Orlandi. A análise permitiu verificar relações entre diversos campos da radioatividade e a participação ativa dos sujeitos de pesquisa nos processos de tomada de decisão, assim como deslocamentos do discurso autoritário para um discurso polêmico, o qual demonstra um posicionamento desejável em ambientes de ensino. Dessa forma, os resultados evidenciaram a eficiência da proposta em confrontar os aspectos científicos da radioatividade com outros de natureza tecnológica e social.