O uso de memes científicos como recurso didático em sala de aula tem se tornado cada vez
mais comum e popular entre os professores. Esses memes utilizam imagens, vídeos ou frases
relacionadas a temas científicos, com um tom humorístico, irônico ou satírico. Essa linguagem
descontraída e popular pode ser uma ferramenta interessante para engajar os alunos, tornar as
aulas mais dinâmicas e facilitar a compreensão de conceitos. Contudo, nem todo meme sobre
ciência tem como finalidade divulgar conteúdo científico e/ou a sua produção não possui viés
pedagógico. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo discutir algumas estratégias que
podem auxiliar os professores na aplicação dos memes de forma eficaz em suas práticas
pedagógicas. Trata-se de um trabalho com natureza básica, de caráter exploratório e com
abordagem qualitativa. Os memes foram produzidos a partir da utilização dos softwares: Adobe
Illustrator e CorelDraw e, as estratégias de aplicação foram discutidas através da
Mudança/Evolução Conceitual e Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Portanto, por
intermédio do pressuposto teórico, foram exploradas diferentes estratégias do uso dos memes
no Ensino de Química. Constatou-se que, seja crescente o uso de memes como recurso didático,
poucas são as discussões acerca de como a aplicação desses recursos podem nortear a prática
pedagógica dos docentes. Neste sentido, com base nos aspectos visuais e na linguagem
acessível dos memes foi possível desenvolver e discutir estratégias com potencial de auxiliar
os professores na utilização de memes alinhadas com os objetivos pedagógicos de suas aulas.