Neste trabalho investigamos os modos, gestos e concepções de leitura e escrita de um grupo de professores de química do magistério superior. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas cujas respostas foram analisadas com o propósito de caracterizar os hábitos de leitura dos docentes, classificar seu perfil de leitor e conhecer suas percepções acerca da leitura e da escrita no ensino superior de química. Os estudos de Solé (2014) e Kleiman (2004) foram tomados como base teórica, os quais permitiram reconhecer diferentes estratégias de compreensão leitora e as diversas dimensões do ato de ler, determinantes no desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão. Os entrevistados mencionaram receber e presentear livros, destacaram emoções durante a leitura, práticas de releitura e diversidade de modos de leitura, evidenciando hábitos de valorização dessa prática que podem se refletir em sua atuação docente. Eles demonstraram satisfação com a escrita, especialmente em textos pessoais, ressaltando a importância dessa habilidade para o desenvolvimento profissional. Essas percepções sinalizam a necessidade de apontar caminhos de reproduzir essa estima pela leitura e escrita na rotina profissional dos professores e, consequentemente, contribuir para a formação de leitores eficientes no ensino de química.