O processo de ensino e aprendizagem vem se tornando cada vez mais complexo, sendo necessária a aplicação de metodologias ativas (MAs) que ofereçam melhores condições para alcançar competências e habilidades práticas, tais como: comunicação, pensamento científico e crítico. Tradicionalmente, o ensino é marcado por metodologias em que o aluno desempenha um papel passivo, absorvendo conteúdos por meio da memorização, enquanto o professor é visto como o detentor do conhecimento. No entanto, a sociedade passou por mudanças ao longo dos anos, exigindo que a educação se adapte às necessidades e expectativas dos alunos. Nesse sentido, a aprendizagem por descoberta fundamentada nas ideologias de Bruner (1969) caracteriza-se como uma metodologia do tipo indutiva, baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), designada na língua inglesa como Problem Based Learning (PBL), no qual o mediador do conhecimento (professor) expõe problemas com exemplos do cotidiano para que os alunos busquem soluções a partir da exploração do conteúdo. Nesse contexto, essa pesquisa busca investigar como uma metodologia pautada na PBL e na Teoria da Descoberta de Jerome Bruner pode contribuir com um processo de ensino e aprendizagem de química no Ensino Superior. Para isso, foi realizada uma intervenção na disciplina de Química Geral I ofertada no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí, na qual os discentes foram apresentados ao método PBL, em seguida houve a aplicação do questionário I que diz respeito a caracterização dos sujeitos, logo após os licenciandos foram apresentados a duas situações-problemas sobre cinética química com ênfase no papel ativo dos alunos por meio da PBL. Por fim aplicou-se o questionário II sobre a análise da percepção dos alunos acerca da PBL. A análise dos resultados evidenciou que a utilização da PBL relacionada com a Teoria da Descoberta revelam-se eficazes no ensino de química, uma vez que a abordagem centrada no aluno evidenciou a aprendizagem ativa, a contextualização do conhecimento, interação social e discussão como elementos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Assim, a PBL associada a Teoria da Descoberta podem ser consideradas como uma estratégia complementar e válida para o Ensino de Química, dado que rompe com os paradigmas do ensino tradicionalista, uma vez que aprender é uma atividade de descoberta, sendo a situação-problema como meio estimulador para a busca por uma solução.