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Banca de DEFESA: MAYARA RAQUEL DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA RAQUEL DOS SANTOS SILVA
DATA: 17/12/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do PPGQ
TÍTULO: O ESPAÇO DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Escrita; Leitura; Prática Docente; Ensino Superior
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

A leitura e a escrita, enquanto instrumentos pedagógicos, têm sido amplamente investigadas no Ensino de Química devido à sua comprovada potencialidade em auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos. Para que esses recursos sejam implementados com sucesso, é imprescindível que os docentes os conheçam e integrem em sua prática pedagógica. Este estudo analisa os hábitos de leitura e escrita de professores de Química do ensino superior, buscando compreender como essas práticas se relacionam com o ensino na área.

A pesquisa foi conduzida com base na análise de periódicos publicados entre 2013 e 2022, bem como em entrevistas realizadas com docentes. Como objetivos principais, investigamos os seguintes aspectos: os hábitos de leitura dos professores; seu perfil como leitores; suas percepções sobre o papel da leitura e da escrita no ensino de Química; a incorporação dessas práticas em sua práxis docente; e os benefícios e desafios percebidos na aplicação dessas estratégias.

O embasamento teórico foi construído a partir das contribuições de Solé (2014), Kleiman (2004), Tardif (2011), Carvalho e Gil-Pérez (2009) e da análise de conteúdo de Bardin (2016). Identificamos estratégias de compreensão leitora e exploramos as diversas dimensões do ato de ler.

Os resultados apontam que os professores entrevistados valorizam a leitura, mencionando práticas como presentear e receber livros, as emoções envolvidas durante a leitura, a importância da releitura e a diversidade de formas de ler. Essa valorização reflete-se em sua atuação docente. Quanto à escrita, os docentes demonstraram satisfação, especialmente com textos pessoais, ressaltando sua relevância para o desenvolvimento profissional.

No entanto, a pesquisa revelou que muitos professores desconhecem a leitura e a escrita como estratégias pedagógicas, e apenas uma parcela reduzida as utiliza em suas aulas. Apesar disso, reconheceram os benefícios dessas práticas para a aprendizagem, formação e aprimoramento dos estudantes. Por outro lado, também relataram desafios enfrentados em sala de aula, tanto em relação aos próprios alunos quanto às dificuldades de implementar essas estratégias.

Essas percepções reforçam a necessidade de incorporar a valorização da leitura e da escrita na rotina dos docentes, promovendo a formação de leitores competentes e contribuindo para o fortalecimento do ensino de Química.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1806069 - JERINO QUEIROZ FERREIRA
Interno - 3374413 - FERNANDO ROCHA DA COSTA
Interno - 1785918 - LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA
Externo ao Programa - 2221705 - FABRÍCIA DE CASTRO SILVA
Externo ao Programa - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 04/12/2024 08:26
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