Neste trabalho, apresentamos avanços teóricos em métodos de otimização multiobjetivo não convexa e problemas de equilíbrio em variedades de Hadamard. O trabalho foi desenvolvido em três partes:
Na primeira, que deu origem ao artigo Bento, et al. [J. Optim. Theory Appl. 200:428–436, 2024], analisamos o resolvente baseado em funções de Busemann, introduzido por Bento, et al. [J. Optim. Theory Appl. 195:1087–1105, 2022]. Propomos um método de ponto proximal para problemas de equilíbrio em variedades de Hadamard. Esse resolvente é uma extensão natural de sua versão linear, conforme proposto por Combettes e Hirstoaga [J. Nonlinear Convex Anal. 6:117–136, 2005]. A principal vantagem desse modelo é que o termo de regularização é uma função convexa em variedades de Hadamard, permitindo explorar o comportamento assintótico do método de ponto proximal para a solução de problemas de equilíbrio.
A segunda, que deu origem ao artigo Bento, et al. [J. of Global Optim. v. 1, pp. 1-20, 2024], foi dedicado a problemas de otimização multiobjetivo não convexa em espaços de Hilbert. Utilizando subgradientes de Mordukhovich, introduzimos uma nova definição de pontos críticos Pareto, estabelecemos condições necessárias de otimalidade e desenvolvemos uma versão refinada do algoritmo de ponto proximal vetorial, com uma análise detalhada de sua convergência. Os resultados obtidos ampliam significativamente o trabalho de Bonnel et al. [SIAM J. Optim., 15 (2005), pp. 953–970] que aborda problemas de otimização vetorial convexa, e de Bento et al. [SIAM J. Optim., 28 (2018), pp. 1104–1120], focados em problemas não convexos de dimensão finita com gradientes generalizados de Clarke.
Por fim, na terceira, abordamos problemas gerais de otimização multiobjetivo não convexa em espaços de dimensão finita. Também fundamentados nos subgradientes de Mordukhovich, estabelecemos condições de otimalidade necessárias para funções direccionalmente Lipschitz. Os resultados obtidos expandem de forma expressiva as condições do tipo Fritz–John, propostas por Minami em [Journal of Optim. T. and A., 41 (1983), pp. 451–461], como condições necessárias para soluções Pareto fraco.