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Banca de DEFESA: JOSILDO LIMA PORTELA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSILDO LIMA PORTELA
DATA: 20/12/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGed
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA: EMPRESA JÚNIOR E A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Experiência formadora; Prática Educativa; Formação de Professores
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente tese vincula-se a linha de pesquisa “Formação de professores e práticas da docência”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd/UFPI, tendo as práticas educativas desenvolvidas na Empresa Júnior como objeto de estudo. Parte-se da seguinte tese: se as práticas educativas da Empresa Júnior, desenvolvidas no curso de Engenharia Elétrica da UESPI, forem mediadas com o exercício da reflexividade sobre as vivências no âmbito dessa empresa, pode resultar em experiências formadoras, em decorrência dos conhecimentos e aprendizados produzidos. Elegeu-se como ponto de partida a seguinte questão-problema: quais as implicações das práticas educativas desenvolvidas na Empresa Júnior como experiências formadoras no Curso de Engenharia Elétrica? Objetiva-se analisar as implicações das práticas educativas desenvolvidas na Empresa Júnior como experiências formadoras no curso de Engenharia Elétrica da UESPI. Mais especificamente, buscou-se: identificar as características definidas para o perfil do egresso nas práticas educativas desenvolvidas na Empresa Júnior; caracterizar as práticas educativas desenvolvidas na Empresa Júnior para explicitar suas dimensões teórico-metodológicas; descrever como os envolvidos nas práticas educativas da Empresa Júnior, se produzem, ou não, como sujeitos da formação; e compreender as dificuldades encontradas na prática educativa na Empresa Júnior e as soluções apresentadas. Os fundamentos teóricos do estudo sobre prática educativa apoiaram-se em Charlot (2013), Behrens (2005, 2006), Franco (2016), Masetto (2007, 2012, 2015) e Zabala (2010, 2014). Quanto as teorias da aprendizagem, fundamentou-se em Filantro e Cavalcanti (2018), Nobrega (2004), Barbosa (2015), Ostermann e Cavalcanti (2011), Lima (2017), Kolb (1984), Liberali (2012), Mezirow (1991), Pimenta e Lima (2017), Siemens (2007) e outros. Em relação à experiência formadora teve-se como teóricos Josso (2004), Coll (1994), Delors (2010), entre outros. Quanto a abordagem da pesquisa temos Finger e Nóvoa (2014) Abrahão e Frison (2010), Bragança (2022), Delory-Momberger (2008, 2016), Dominicé (2008), Passeggi (2008), Souza (2014) e outros teóricos. Com base no método (auto)biográfico, a pesquisa de abordagem qualitativa, utiliza-se dos seguintes dispositivos para a produção dos dados: diário de pesquisa, relatórios dos projetos, oficinas de biografia educativa e entrevista narrativa. A pesquisa teve como contexto a Empresa Júnior no âmbito da UESP. Contou com a participação de oito estudantes que atuaram na Empresa Júnior e dois professores supervisores e um professor orientador. Para análise dos dados, utilizou-se a Técnica de Análise Interpretativa compreensiva das narrativas, com base em Souza (2014). Como resultado da pesquisa, o estudo indica que se Empresa Júnior no curso de Engenharia Elétrica da UESPI, for mediada pelo exercício da reflexividade, pode efetivamente configurar experiência formadora, contribuindo para formar um profissional capaz de exercer a profissão com autonomia e com sólido repertório de conhecimentos (teórico-práticos) referentes à atividade profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Externo à Instituição - 288.***.***-15 - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA
Externo à Instituição - 705.***.***-15 - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo à Instituição - 236.***.***-15 - SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA - UEMA
Notícia cadastrada em: 04/12/2024 11:53
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