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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARQUELE DE MOURA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARQUELE DE MOURA SANTOS
DATA: 22/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
TÍTULO: NEGACIONISMO E ENSINO DE GEOGRAFIA: reverberações no processo de formação humana dos estudantes de geografia do ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Negacionismo; Ensino de geografia; Formação humana; Ensino médio, Bolsonarismo.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

A presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED/UFPI), consiste no estudo acerca do negacionismo na ciência e tem como título “Negacionismo e ensino de geografia: reverberações no processo de humanização dos estudantes de ensino médio no contexto do bolsonarismo”. Para tanto, parte da seguinte problemática: quais as reverberações do negacionismo no processo de formação humana dos estudantes de geografia do ensino médio no contexto do bolsonarismo? Tem como objetivo geral:  analisar as reverberações do negacionismo no processo de formação humana dos estudantes de geografia do ensino médio no contexto do bolsonarismo. E como objetivos específicos: investigar a gênese histórica-ontológica do negacionismo e o impacto da ideologia bolsonarista sobre esse fenômeno; apreender processos pedagógicos que evidenciam a dialética alienação-humanização no contexto de negação da ciência; analisar significações produzidas pelos estudantes de geografia do ensino médio sobre o negacionismo científico; identificar os limites e possibilidades do processo de formação humana, dos estudantes de geografia no ensino médio. A pesquisa fundamenta-se no Materialismo Histórico e Dialético, na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Os sujeitos da investigação são  10 estudantes de turmas de segundo ano de ensino médio de uma escola pública estadual do município de Picos-PI.. Os intrumentos de produação de dados foram questionário e grupo focal. Os dados estão sendo organizados, sistematizados e analisados por meio dos Núcleos de significação.   de Aguiar e Ozella (2006).  É possível identificar como resultados parciais da pesquisa, que a ideologia negacionista se encontra presente nos discursos dos estudantes de ensino médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - 836.***.***-20 - FABÍOLA MÔNICA DA SILVA GONÇALVES - UEPB
Externo à Instituição - 782.***.***-87 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 04/12/2024 11:54
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