A presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED/UFPI), consiste no estudo acerca do negacionismo na ciência e tem como título “Negacionismo e ensino de geografia: reverberações no processo de humanização dos estudantes de ensino médio no contexto do bolsonarismo”. Para tanto, parte da seguinte problemática: quais as reverberações do negacionismo no processo de formação humana dos estudantes de geografia do ensino médio no contexto do bolsonarismo? Tem como objetivo geral: analisar as reverberações do negacionismo no processo de formação humana dos estudantes de geografia do ensino médio no contexto do bolsonarismo. E como objetivos específicos: investigar a gênese histórica-ontológica do negacionismo e o impacto da ideologia bolsonarista sobre esse fenômeno; apreender processos pedagógicos que evidenciam a dialética alienação-humanização no contexto de negação da ciência; analisar significações produzidas pelos estudantes de geografia do ensino médio sobre o negacionismo científico; identificar os limites e possibilidades do processo de formação humana, dos estudantes de geografia no ensino médio. A pesquisa fundamenta-se no Materialismo Histórico e Dialético, na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Os sujeitos da investigação são 10 estudantes de turmas de segundo ano de ensino médio de uma escola pública estadual do município de Picos-PI.. Os intrumentos de produação de dados foram questionário e grupo focal. Os dados estão sendo organizados, sistematizados e analisados por meio dos Núcleos de significação. de Aguiar e Ozella (2006). É possível identificar como resultados parciais da pesquisa, que a ideologia negacionista se encontra presente nos discursos dos estudantes de ensino médio.