MENDES, Raul Ferreira de Miranda. Necessidades formativas de professores iniciantes, identidade e desenvolvimento profissional nos anos finais do ensino fundamental. 115 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, 2024.
RESUMO
O estudo das necessidades formativas, do desenvolvimento profissional e da identidade de professores iniciantes é também oportunidade para o encontro e escuta das vozes oriundas do contexto escolar da educação básica. Ouvir diferentes vozes, criar condições para a reflexão do que é dito, supõe que se estabeleça um processo relacional baseado no questionamento, nas reflexões e recolocações, incluindo o outro por meio da escuta e do reconhecimento. Colocar professores da mesma situação profissional, ou seja, iniciantes na mesma rede de ensino, mas com caminhos de vida diferentes, com relações sociais diferentes, pode proporcionar uma formação riquíssima dos envolvidos e gerar dados para compreender diversos fenômenos educacionais. Ouvir os professores, entender as condições e as relações em que eles produzem seu trabalho, como interagem, como ver e prever essas necessidades, constituem-se em processo de compreensão a partir da reflexão e do trabalho colaborativo. Os pressupostos que norteiam nossa pesquisa estão ancorados nas seguintes questões norteadoras: Qual é o perfil dos professores iniciantes no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) no sistema público de ensino do município de Timon-MA? Quais são as contribuições da formação inicial na prática profissional dos professores iniciantes? Que necessidades formativas tem os professores iniciantes no momento de ingresso na profissão docente? Quais as alternativas encontradas pelos professores iniciantes para atender as necessidades formativas no enfrentamento dos desafios profissionais da prática pedagógica? Essas indagações conduzem ao objetivo geral de analisar as necessidades formativas de professores iniciantes no momento de inserção profissional no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) na cidade de Timon-MA. A nossa tese é: As necessidades formativas, a construção da identidade e o desenvolvimento profissional de professores iniciantes contribuem para a significação da prática pedagógica dos professores iniciantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) na cidade de Timon-MA. Este estudo tem por base uma investigação de cunho qualitativo, principalmente na perspectiva de Flick (2008), Triviños (1987) e Bogdan (1982). O método utilizado para a realização desse trabalho foi o (auto) biográfico segundo Nóvoa e Finger (2010), Clandinin e Connelly (1995), Dominicé (1990), Delory-Momberger (2008), Pineau (2006), Bragança et al. (2016), dentre outros. Os Dispositivos metodológicos de produção de dados foram: questionário individual, Memorial de formação e Grupo Focal. Contamos com oito interlocutores, professores que têm até três anos de atuação nos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais de Timon-MA. Para a análise acontecer de maneira efetiva e compreensiva, escolheu-se a proposta de análise interpretativa de Eliseu Clementino (2014). Acerca das necessidades formativas, recorreu-se a estudiosos como Dubar (2005), Formosinho (2009), Pimenta (1999), Celso Antunes (1998), Nóvoa (1999), Imbernón (2011), Zabala (1998), Libâneo (1990), Tardif e Lessard (2005). Ao tratar sobre o desenvolvimento profissional e construção da identidade dos professores iniciantes, fundamenta-se o estudo em Agier (2001), Hall (1999), Sanchis (1996) e Velho (1994), Nóvoa (1992), Larocca e Girardi (2011), Romanowski (2003), Clermont Gauthier et al. (1998), Rui Canário (1997), García (1999), Imbernón (2009), Day (2001), entre outros.