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Banca de DEFESA: ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS
DATA: 28/03/2025
HORA: 15:00
LOCAL: ppged
TÍTULO: O edurural e a organização da rede escolar municipal de 1º grau no Piauí (1981 - 1987)
PALAVRAS-CHAVES: Escolas de 1° grau, Edurural, História da Educação Rural, Piauí , Municípios, História da educação.
PÁGINAS: 207
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

 

A ênfase na Educação Rural no final dos anos 1970 presente nos Planos Setoriais de Educação e Cultura (Brasil, 1980), implicou na formulação de uma política direcionada à Educação Rural, que resultou na criação do Programa de Expansão e Melhoria da Educação no Meio Rural do Nordeste (Edurural/NE). Este programa visava a atender às necessidades educacionais específicas das áreas rurais, especialmente em estados com maior carência estrutural, como o Piauí. O objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições do Edurural/NE para a organização da rede escolar municipal de 1º grau rural no Piauí entre 1981 e 1987. O recorte temporal considerou o período de funcionamento do Programa no Piauí. Os objetivos específicos incluem contextualizar o cenário rural e o ensino nas áreas rurais do Piauí nesse período, identificar as ações promovidas pelo Edurural nas escolas municipais de 1º grau rural e discutir os efeitos do programa nas ações dos municípios em relação ao ensino rural de 1º grau. Queiroz (1997) aponta que o Piauí era um dos estados menos desenvolvidos educacionalmente no Nordeste, sendo o segundo com maior número de municípios atendidos pelo programa. Assim, a pesquisa busca responder à seguinte questão: quais foram as contribuições da Edurural na organização da rede escolar municipal rural no Piauí durante o período de 1981 a 1987? A justificativa reside na importância do Edurural em promover a organização dos Órgãos Municipais de Educação (OMEs), responsáveis pela administração das escolas de 1º grau na zona rural, contribuindo para a estruturação física das escolas, a distribuição de merenda escolar e o treinamento de professores, consolidando as escolas rurais como um patrimônio educativo do estado. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a História Cultural (Chartier, 2010). São utilizados os conceitos de apropriação e representação (Chartier, 2010), currículo (Goodson, 2012) e materialidade (Magalhães, 2004). O corpus documental inclui legislações, relatórios do MEC, manuais do Edurural, livros financiados pelo programa, notícias de jornais e fotografias. O aporte teórico baseia-se em autores como Brito (1996), Barreto (1983), Cavalcante (1995), Chartier (1990; 2010), Queiroz (1997), Gonçalves (2015) e Souza (2001). Encerrado em 1987, podemos concluir que o Edurural influenciou a reorganização da rede escolar de 1° grau municipal tanto no que diz respeito  a formação de pessoal quanto ao  material, incluindo a construção de prédios escolares, sede de órgãos da administração da educação municipal e elaboração de material didático.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Externo à Instituição - 214.***.***-01 - SAMUEL LUIS VELÁZQUEZ CASTELLANOS - UFMA
Externo à Instituição - 255.***.***-82 - CÉSAR AUGUSTO CASTRO - UFMA
Externo à Instituição - 183.***.***-54 - ALESSANDRA CRISTINA FURTADO - UFGD
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 10:38
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