O presente trabalho tem como horizonte o estudo a Orquestra de Violões de Teresina e o ensino do instrumento violão. Está pesquisa tem como objetivo geral analisar a difusão e mediação dos saberes violonísticos na cidade de Teresina por meio da Orquestra de Violões. Tendo em vista o propósito desta pesquisa, se faz necessário especificamente: Refletir sobre a origem, criação, implantação e objetivos do projeto em questão; compreender de que maneira a Orquestra de Violões de Teresina difunde o repertório violonístico e fomenta a criação de plateia nos palcos e outros espaços culturais da cidade; investigar as práticas pedagógicas e os métodos mobilizados pelos músicos no ensino de violão nos cursos oferecidos pelo projeto. A Orquestra de Violões atua em Teresina desde o ano de 2008, e ela propaga o ensino e a valorização da música piauiense através de apresentações musicais, concertos e ensino coletivo de violão. Este estudo é de natureza qualitativa, com base na perspectiva da história oral. Para isso, a fundamentação teórica e metodológica tem como base as concepções de Félix (1998), Luca (2020), no que diz respeito a história e memória, de Halbwach (1990), de Thompson (1998) no que concerne a discussão acerca da História Oral e as de Monti (2015) para fundamentar as percepções a respeito de canções. Como resultado, é possível elucidar que mediante as análises das entrevistas, compreende-se que a criação e implantação da Orquestra de Violões de Teresina se deu de forma despretensiosa a medida que o desenvolvimento do trabalho musical inicial foi ganhando reconhecimento e em virtude das parcerias políticas. O presente trabalho encontra-se em desenvolvimento.