Durante muito tempo, as atividades hospitalares se delineavam exclusivamente aos profissionais da saúde. No entanto, nos dias atuais, considerando a garantia do direito educacional a todos, é evidente a importância da atuação de multiprofissionais nesse ambiente, e dentre elas a atividade do pedagogo, que tem por objetivo levar para as pessoas doentes o direito de usufruir à educação. Diante do exposto, é fundamental compreender como a atividade pedagógica ocorre no contexto hospitalar e com isso partimos da seguinte questão problema: como se delineia o atendimento pedagógico em um hospital oncológico de Teresina-PI? Assim, para tonar possível a obtenção de respostas para o questionamento foi traçado como objetivo geral, analisar a prática pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem com crianças internadas em um hospital oncológico da cidade de Teresina – PI e como objetivos específicos: a) identificar o perfil dos professores que desenvolvem a prática pedagógica em um hospital oncológico da cidade de Teresina – PI; b)caracterizar como são construídos os processos de ensino aprendizagem das crianças internadas em hospital oncológico da cidade de Teresina – PI; c) analisar o papel da educação e das práticas pedagógicas na construção do processo de ensino-aprendizagem no âmbito de um hospital oncológico da cidade de Teresina – Pie d) descrever como a proposta metodológica de educação hospitalar colabora na construção do processo de aprendizagem. Essa investigação será desenvolvida alicerçada na pesquisa qualitativa por meio de uma abordagem participante, como instrumentos de produção de dados utilizaremos a observação com os alunos, o questionário e a entrevista semi-estruturada com os professores. Esta pesquisa está fundamentada metodologicamente no referencial teórico que aborda a prática profissional e a escolarização hospitalar e sua contextualização histórica. O lócus da pesquisa se deu pelo fato de que este hospital é um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado do Piauí, é prestador de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência no atendimento e tratamento de 100% dos casos de câncer na infância e na adolescência. Além disso, possui atendimento escolar hospitalizado e classes escolares para alunos-pacientes. Contará com participantes professores que atuam nas classes hospitalares e alunos que tenham entre 4 e 10 anos de idade. Como método de análise de dados, o estudo se embasará nas referências da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram (em construção)