A definição das políticas de educação escolar quilombola pela legislação educacional brasileira, inclusive no que tange à formação de professores, motivou o estudo cujo objeto é a formação continuada e a prática educativa de professores da educação básica na escola da Comunidade Quilombola Salinas. A tese proposta é de que a formação continuada dos professores considera o contexto quilombola, colaborando com a prática educativa na escola da Comunidade Salinas para o desenvolvimento de uma comunidade formativa. Traz como questão-problema: quais relações se estabelecem entre formação continuada, prática educativa e quilombo na escola da Comunidade Salinas para o desenvolvimento de uma comunidade formativa? Com o objetivo geral de compreender as inter-relações estabelecidas entre formação continuada, prática educativa e quilombo na escola da Comunidade Salinas para o desenvolvimento de uma comunidade formativa, especificamente, busca-se: descrever o processo de formação continuada dos professores que atuam na escola da Comunidade Salinas, caracterizar as práticas educativas desenvolvidas na escola da Comunidade Salinas, relacionar em quais aspectos a formação continuada dos professores e a prática educativa desenvolvida na escola da Comunidade Salinas considera o contexto quilombola e identificar os desafios da formação continuada e da prática educativa no contexto escolar quilombola para o desenvolvimento de uma comunidade formativa. Para a compreensão do objeto de estudo, fundamenta-se nos estudos de Zabala (1998), Imbernón (2010), Tardif (2007), Pimenta (2002), Freire (1996), entre outros. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo narrativa, utilizando como dispositivos de produção de dados a entrevista narrativa e as rodas de conversas. Os participantes foram 10 professores e 04 gestores da escola da Comunidade Quilombola Salinas, localizada no município de Campinas do Piauí - PI. Os dados produzidos por meio das rodas de conversa e das entrevistas narrativas foram organizados em Unidades Temáticas de Análises e analisados, com base em Souza (2014). Os resultados apontam a necessidade de práticas educativas que dialoguem com as demandas culturais, sociais e históricas da comunidade Salinas. Além disso, o estudo oferece subsídios práticos e teóricos para o fortalecimento de uma educação mais representativa e conectada às necessidades das comunidades quilombolas.