A pandemia da Covid-19 provocou mudanças repentinas e significativas no modo de viver de milhões de pessoas pelo mundo. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tiveram um papel primordial durante esse período, pois foi por meio delas que muitas pessoas conseguiram continuar trabalhando (Home office) e estudando (Ensino Remoto Emergencial). Na educação, a Atividade Pedagógica mediada pelas TICs, nesse decurso, é marcada por mudanças, relacionadas ao modo de ensinar e interagir com os alunos e a existência de um conjunto de conhecimentos e habilidades didáticos-pedagógicas que se colocam como novos para professores e gestores, que continuam a repercutir atualmente, no período pós-pandêmico. Dessa maneira, buscando compreender como vem sendo desenvolvida a Atividade pedagógica mediada pelo uso das TICs no contexto pós-pandêmico, que a pesquisa tem como objetivo geral analisar a Atividade Pedagógica mediada pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), evidenciando as possibilidades de formação humana em contexto pós-pandêmico nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas públicas da cidade de Teresina – Piauí. E como meio para a apreensão desse fenômeno, adota-se os pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético (MHD), proposto por Karl Marx e Friedrich Engels, a Psicologia Histórico-Cultural, preconizada por Vigotski, Luria e Leontiev, psicólogos soviéticos e a Pedagogia Histórico Crítica desenvolvida por Dermeval Saviani. Os instrumentos de produção de dados adotados foram o questionário online (Google Forms), para a escolha e coleta do perfil pessoal, profissional e formação acadêmica. Dentre os respondentes do questionário, selecionamos 02 professores que aceitaram ser participantes da pesquisa (dois professores da rede pública municipal de Teresina-PI). Com estes realizamos três entrevistas reflexivas coletivas. A análise de dados está sendo realizada por meio dos Núcleos de significação propostos por (Aguiar; Aranha; Soares, 2021) e (Aguiar; Soares; Machado, 2015). Os primeiros resultados, apontados na seleção de alguns pré-indicadores e dos seus conteúdos temáticos, evidenciam que a utilização das TICs na atividade pedagógica, dinamiza o ensino e motiva tantos os alunos quanto os professores em sala de aula. Todavia, o uso das TICs no espaço escolar apresenta vários desafios como a falta desses recursos tecnológicos na escola e quanto a falta de formação dos professores para utilizar as TICs.