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Banca de DEFESA: NUBIA SUELY CANEJO SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NUBIA SUELY CANEJO SAMPAIO
DATA: 28/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: Circularidades de saberes nas práticas do professor-artista Afrânio Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Circularidade de Saberes,Professor-Artista, Práticas do Professor-Artista, Afrânio Pessoa
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Por mais de vinte anos, entre 1979 e 2000, Afrânio Pessoa Castelo Branco foi professor da Universidade Federal do Piauí, no curso de Licenciatura Plena em Educação Artística, substituído em 2008, pela Licenciatura em Artes Visuais. Sua formação, acadêmica, contudo, não ocorreu no campo da docência, e sim, por meio do Bacharelado em Pintura realizado na Escola Nacional de Belas Artes, finalizado com mérito, através do prêmio Medalha de Ouro. Apesar de parecer contraditório, um artista atuar como professor de uma licenciatura, neste contexto isso não é verdade, pois Afrânio Pessoa ministrou disciplinas específicas do seu campo de formação, como Pintura e Composição. Essa conjuntura favoreceu para que ele desenvolvesse, simultaneamente, duas atuações profissionais: a docência e a artística. Como professor, promoveu o ensino de pintura sob diretrizes de técnicas artísticas inovadoras, cujas  metodologias fugiam dos padrões tradicionais da época, particularmente para o Piauí. Como artista, não foi diferente, introduziu o Expressionismo e as outras vanguardas no Estado, produziu diversos painéis para edifícios públicos, sempre abordando a cultura popular piauiense, em suas variadas expressões, e, conquistou reconhecimento da crítica, tendo participado de diversas exposições nacionais e internacionais, individual e coletivamente. Assim, na confluência bem-sucedida dessas duas trajetórias profissionais de Afrânio Pessoa, temos a constituição do professor-artista, cujas práticas articulam dois importantes campos – o dos saberes da docência e o dos saberes artísticos. Estes saberes foram reverberados nas práticas dos seus ex-discentes. Diante deste contexto, a pesquisa apresenta a seguinte questão: Como as circularidades de saberes se manifestam nas práticas de ex-discentes do professor-artista Afrânio Pessoa? Assim, tem como objetivo compreender como as circularidades de saberes se manifestam nas práticas de ex-discentes do professor-artista Afrânio Pessoa. O desenho metodológico é fundamentado na abordagem qualitativa, sob o viés da pesquisa narrativa. O estudo foi desenvolvido através da combinação de três instrumentos: entrevista narrativa, que resultou nas narrativas orais; obras pictóricas, que originaram as narrativas visuais; e, documentos. Os procedimentos de análise das narrativas orais e visuais ocorreram a partir de uma adaptação que se aproxima do modelo de análise temática da entrevista narrativa, sendo a categorização, decorrente das unidades temáticas e construídas com base nos Territórios da Arte & Cultura. Os resultados apontam que as circularidades de saberes se manifestam na prática docente, quando da adoção de metodologias de ensino inspiradas no professor Afrânio Pessoa; na prática artística, pela adoção estilística e estética das produções afranianas. As circularidades promovidas pelas práticas do professor-artista Afrânio Pessoa impactaram diferentes gerações, influenciando a constituição de professores, artistas e professores-artistas no Piauí.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 2217442 - RAIMUNDA ALVES MELO
Externo à Instituição - 00.000.000/8778-70 - JOAQUIM LUÍS MEDEIROS ALCOFORADO - UC
Externo à Instituição - 010.***.***-85 - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Externo à Instituição - 097.***.***-19 - MARCIA DA SILVA - UNICENTRO
Notícia cadastrada em: 18/02/2025 08:36
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