A Alternância Pedagógica da Licenciatura em Educação do Campo privilegia o reconhecimento de diferentes tempos, espaços e saberes formativos, que se alternam entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade dentro desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e perspectivas da alternância pedagógica no acesso e permanência dos estudantes na Licenciatura em Educação do Campo da UFPI. Neste sentido e, a fim de alcançar os objetivos propostos, esta pesquisa terá abordagem quanti-qualitativa, com bases na análise documental dos contratos e convênios do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO). Além da pesquisa documental e bibliográfica, serão utilizados, como fonte de coleta de dados, questionários semiestruturados aplicados com os coordenadores, professores e estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) UFPI. Para análise dos dados sobre a Alternância Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFPI , serão abordados os aspectos referentes a Alternância Pedagógica, foco dessa pesquisa, que privilegia o reconhecimento de diferentes tempos, espaços e saberes formativos, que se alternam entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade 1) Licenciatura em Educação do Campo; 2) Pedagogia da Alternância 3) Acesso e Permanência dos estudantes do campo na UFPI.; 4) Educação do Campo; 5) Alternância Pedagógica da LEDOC. Com base nesse estudo, será possível dar maior visibilidade as necessidades de formação superior dos educadores do meio rural aos processos educativos desenvolvidos no meio rural piauiense. Diante do exposto, consideramos que esta pesquisa contribuirá para o campo educacional, uma vez que, a Licenciatura em Educação do Campo forma educadores e educadoras para atuar como professores por área de conhecimento, na gestão das escolas do campo e de processos educativos sociais e comunitários desenvolvidos nos territórios rurais.