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Banca de DEFESA: ELISA BENJAMIM MAPOSSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISA BENJAMIM MAPOSSA
DATA: 31/03/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO: AS ESTRATÉGIAS POLÍTICO- PEDAGÓGICAS ADOTADAS NA ECOESCOLA THOMAS A KEMPIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Currículo; Contextualização; Estratégias Pedagógicas
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO:

Esta pesquisa aborda sobre o Currículo das Escolas do Campo, cujo objetivo principal é investigar as estratégias político-pedagógicas adotadas pela Ecoescola Thomas a Kempis, visando o desenvolvimento de práticas curriculares que contemplem a realidade sociocultural dos jovens do campo. De forma específica, descrevemos as atividades educativas desenvolvidas na Ecoescola voltadas à investigação da realidade do campo. Também compreendemos como os conhecimentos abordados nas diferentes disciplinas lecionadas nessa escola favorecem uma reflexão crítica sobre o território camponês. E analisamos os desafios enfrentados pelos professores no âmbito do desenvolvimento das atividades educativas voltadas a realidade da educação do campo. Essa pesquisa foi desenvolvida na Ecoescola Thomas a Kempis, localizada no território rural, do Município de Pedro II, no Estado do Piauí. Usamos a abordagem qualitativa tendo como instrumentos de construção dos dados da pesquisa a análise documental e a entrevista semiestruturada para 8 participantes, dentre eles 4 professores (as) e 4 quatro alunos (as). Elaboramos 4 eixos de análise: 1) as atividades educativas desenvolvidas na Ecoescola que dialogam com os princípios da Educação do Campo; 2) as estratégias pedagógicas adotadas na Ecoescola voltada à articulação interdisciplinar dos conhecimentos; 3) os desafios enfrentados pelos professores no desenvolvimento das atividades educativas voltadas a realidade da educação do campo; e 4) as estratégias pedagógicas que podem ser adotadas pela Ecoescola para superar os desafios relacionados ao processo de contextualização das práticas educativas. A pesquisa conclui que as atividades educativas desenvolvidas na Ecoescola Thomas a Kempis contrapõem-se ao modelo do currículo voltado a matrizes urbanocêntricas, pois trabalha com conhecimentos que dialogam com a realidade dos estudantes. A Ecoescola realiza também projetos que possibilita o desenvolvidas práticas educativas interdisciplinares, com a troca de experiências entre professores-estudantes, professores-professores, e sobretudo conta com a participação da comunidade, fortalecendo a relação dialógica entre a escola e a comunidade. Apesar da Ecoescola desenvolver atividades voltadas a realidade dos estudantes, os participantes da pesquisa foram consensuais ao afirmarem que ainda existem inúmeros desafios no que diz respeito a insuficiência de professores permanentes, a falta de livros didáticos que dialoguem com a realidade dos sujeitos do campo, a falta de equipamentos adequados para as aulas práticas na disciplina de agroecologia e a falta de transportes escolares que possibilite a realização de aulas fora da escola. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Externo à Instituição - 790.***.***-87 - FÁBIO DANTAS DE SOUZA SILVA - UEFS
Externo à Instituição - 443.***.***-87 - ROSEMERI SCALABRIN - IFPA
Notícia cadastrada em: 19/03/2025 08:42
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