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Banca de DEFESA: GISLENE DANIELLE DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISLENE DANIELLE DE CARVALHO
DATA: 21/03/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO: ENTRE AULAS, TEXTOS E PERFORMANCES MUSICAIS: Ações e Produções do Maestro Emmanuel Coêlho Maciel no Piauí (1976-2015)
PALAVRAS-CHAVES: educação musical; Emmanuel Coêlho Maciel; história cultural; história dos intelectuais; história da educação musical; história da música.
PÁGINAS: 395
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

A pesquisa teve como objetivo analisar as ações e produções do Maestro Emmanuel Coêlho Maciel no Piauí. Buscou-se responder como o maestro se tornou conhecido e qual foi o papel de suas produções intelectuais, pedagógicas e artísticas na educação musical e na cultura do estado. A investigação examinou a integração, promovida por Emmanuel, de técnicas eruditas com o folclore brasileiro no ensino do violino e do canto coral, além de sua atuação como professor universitário, músico e regente de grupos musicais. O recorte temporal de 1976 a 2015 correspondeu ao período em que residiu e atuou no estado até seu falecimento. A metodologia mobilizada abarcou a pesquisa documental (documentos pessoais, publicações e registros audiovisuais), e a análise de fontes orais e escritas, biográficas e autobiográficas. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com familiares, colegas de trabalho, alunos e músicos que conviveram com Emmanuel. O estudo apoiou-se nos fundamentos da História Cultural de Peter Burke (2005) e Roger Chartier (2002); na teoria e metodologia da história de José D’Assunção Barros (2021); na História da Educação de António Nóvoa (1999, 2013); na Micro-História e Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg (1989, 2006); na História Oral de Paul Thompson (2009) e Verena Alberti (2008); na Memória e Narrativa de Paul Ricœur (2007) e Le Goff (2003); nos estudos sobre Intelectuais de Antônio Gramsci (1982), Sérgio Miceli (2001) e Jean-François Sirinelli (2003); e nos conceitos de trajetória, ilusão biográfica, capital social, cultural e poder simbólico de Pierre Bourdieu (2006, 2007a, 2007b). Defende-se a tese de que, por meio de sua produção intelectual, artística e pedagógica, Emmanuel Coêlho Maciel decidiu mobilizar-se como professor, maestro, compositor, pesquisador, escritor e instrumentista na busca pelo aprimoramento da educação musical no estado do Piauí, ao estabelecer conexões entre seu capital cultural, construído a partir do estudo da música, e a cultura folclórica brasileira. Assumiu o propósito de transformar realidades – tanto a própria quanto a de seus semelhantes – por intermédio da arte, nas funções que desempenhou, ao utilizar o capital cultural como ferramenta. Os resultados indicaram que Emmanuel desenvolveu um trabalho no âmbito da educação musical no Piauí que teve como destaque a criação do curso de Licenciatura Plena em Música e a instituição da Orquestra de Teresina.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2278335 - FRANCISCO GOMES VILANOVA
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1258783 - MARIA SOLANGE ROCHA DA SILVA
Externo à Instituição - 715.***.***-49 - JOAO VALTER FERREIRA FILHO - UFPB
Externo à Instituição - 900.***.***-04 - ELITON PERPETUO ROSA PEREIRA - IFG
Externo à Instituição - 028.***.***-65 - MARCO ANTONIO TOLEDO NASCIMENTO - UFC
Notícia cadastrada em: 19/03/2025 08:43
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