Esta pesquisa versa sobre os processos educativos desenvolvidos no movimento popular – OPA, um movimentos sociais que desenvolve um trabalho voltado para a garantia de moradia. Nossa discussão aborda elementos referentes à luta por moradia, à formação humana a partir dos movimentos populares e, por fim, às práticas da OPA em Teresina. Podemos afirmar que nosso interesse pelo tema se deu pela necessidade de garantia da moradia, e também pelo que representa o processo de resistência, que vai contra o sistema capitalista, pois possibilita práticas e ações conscientes no sentido da construção de uma nova sociedade. É possível identificar inúmeras práticas educativas envolvidas no processo de luta e resistência. Perante ao exposto, levantamos o seguinte problema: De que forma se desenvolvem os processos educativos na luta por moradia em Teresina? E como objetivo geral buscamos compreender os processos educativos que permeiam a luta por moradia no âmbito do movimento Organização Popular - OPA. Para chegarmos a esse objetivo, é necessária uma investigação que identifique a historicidade e intencionalidade até chegarmos à prática. Como objetivos específicos elencou-se: entender a origem e o contexto atual da luta por moradia; conhecer o processo de resistência e seu potencial educativo na luta por moradia construído pela OPA; apresentar as contribuições e os limites dos processos educativos para a formação humana no contexto da luta por moradia em Teresina por meio da OPA. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada no Materialismo Histórico-Dialético, sobretudo nas contribuições de Marx e Engels (2004), Lukács (2018), Mészaros (2008), dentre outros. Inicialmente buscamos investigar o maior número possível de material produzido sobre esta temática e identificamos a partir disso, a necessidade de se discutir sobre a educação dentro dos movimentos populares. Em seguida, procuramos apresentar a distinção entre a educação capitalista e a educação que visa a superação dessa sociedade e as contribuições dos movimentos dentro da segunda proposta. A pesquisa assume o caráter de Pesquisa Militante, já que a pesquisadora está inserida no movimento da Organização Popular, dessa forma, traz contribuições como pesquisadora e militante. Como instrumentos para a produção de dados foram utilizados a aplicação de questionário com outros militantes que fazem parte da coordenação nacional da OPA, além do processo de observação e análise documental. Os dados foram analisados conforme Santos (2017), partindo da identificação para a prévia ideação dos processos educativos, assim como as posições teleológicas identificadas. A investigação feita, nos revelou que em Teresina, a luta por moradia é histórica, está presente desde o início do próprio estado em que a cidade se encontra. Nesse cenário nasce a OPA em Teresina, com o intuito de fazer o caminho contrário, por meio da consciência de classe trabalhadora em suas atividades. Conseguimos identificar inúmeros processos formativos desenvolvidos que contribuem diretamente na tomada de consciência da classe trabalhadora e na formação individual e coletiva. Da mesma forma, o tema carrega contribuições para a Organização popular-OPA, visto que os processos educativos numa perspectiva revolucionária precisam ter claros seus propósitos, além de analisar e avaliar seus possíveis erros e acertos, dando maior qualidade e clareza ao trabalho desenvolvido no sentido de uma educação de caráter emancipatório.