As práticas pedagógicas exitosas constituem-se objeto de interesse da presente pesquisa, visto que examina junto aos professores de matemática da educação básica, em uma escola que tem demonstrado grande destaque em níveis regional, nacional e internacional. Tem por tese a seguinte proposição: As práticas pedagógicas exitosas, desenvolvidas pelos professores de matemática da educação básica do CETI Augustinho Brandão, são fundamentadas em bases epistemológicas que permitem o desenvolvimento de processos transformadores quando associados ao apoio família/ comunidade. Neste sentido, estrutura-se a problemática na seguinte indagação: Como as bases epistemológicas contribuem para a construção das práticas pedagógicas exitosas de professores da área de Matemática na educação básica no CETI Augustinho Brandão? A partir de tais delineamentos, traça-se a título de objetivo geral o seguinte: Analisar as bases epistemológicas que fundamentam as práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas por professores de matemática na educação básica no CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves-PI. E, como objetivos específicos, definimos: a) Identificar as bases epistemológicas que fundamentam as práticas pedagógicas dos professores de Matemática da educação básica; b) Descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas nos processos de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica; c) Caracterizar as práticas pedagógicas exitosas com suas respectivas bases epistemológicas, desenvolvidas na educação básica por professores na área da Matemática, no CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves-PI. Para guiar teoricamente este estudo, fundamentaremos a pesquisa nos seguintes eixos: a) o primeiro de base específica da área de Ciências da Educação, apoiamo-nos em Behrens (2010; 2013) Carvalhêdo e Portela (2020), Franco (2016),, Pimenta (2006) e outros; b) o segundo eixo com sua base voltada para uma fundamentação em educação matemática, com base em D’Ambrósio (1989), Fiorentini (1995) e importantes teóricos da referida comunidade científica; c) o terceiro eixo refere-se àquele de base teórico-metodológica relacionada à construção da metodologia da pesquisa, fundamentada por autores, como Jovchelovitch e Bauer (2002), Minayo (2021) e Yin (2005) ; entre outros. Metodologicamente se caracteriza por ser de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Para tal, utilizou-se como instrumentos para produção dos dados os seguintes dispositivos: a entrevista narrativa e a roda de conversa.