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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE LOURDES CERQUEIRA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE LOURDES CERQUEIRA DE ALMEIDA
DATA: 05/05/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: BASES EPISTEMOLÓGICAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO NA ÁREA DA MATEMÁTICA NO CETI AUGUSTINHO BRANDÃO, EM COCAL DOS ALVES-PI
PALAVRAS-CHAVES: Base Epistemológica, prática pedagógica exitosa; ensino de matemática; Ensino Médio.
PÁGINAS: 204
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

As práticas pedagógicas exitosas constituem-se objeto de interesse da presente pesquisa, visto que examina junto aos professores de matemática da educação básica, em uma escola que tem demonstrado grande destaque em níveis regional, nacional e internacional. Tem por tese a seguinte proposição: As práticas pedagógicas exitosas, desenvolvidas pelos professores de matemática da educação básica do CETI Augustinho Brandão, são fundamentadas em bases epistemológicas que permitem o desenvolvimento de processos transformadores quando associados ao apoio família/ comunidade. Neste sentido, estrutura-se a problemática na seguinte indagação: Como as bases epistemológicas contribuem para a construção das práticas pedagógicas exitosas de professores da área de Matemática na educação básica no CETI Augustinho Brandão? A partir de tais delineamentos, traça-se a título de objetivo geral o seguinte: Analisar as bases epistemológicas que fundamentam as práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas por professores de matemática na educação básica no CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves-PI. E, como objetivos específicos, definimos: a) Identificar as bases epistemológicas que fundamentam as práticas pedagógicas dos professores de Matemática da educação básica; b) Descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas nos processos de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica; c) Caracterizar as práticas pedagógicas exitosas com suas respectivas bases epistemológicas, desenvolvidas na educação básica por professores na área da Matemática, no CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves-PI. Para guiar teoricamente este estudo, fundamentaremos a pesquisa nos seguintes eixos: a) o primeiro de base específica da área de Ciências da Educação, apoiamo-nos em Behrens (2010; 2013) Carvalhêdo e Portela (2020), Franco (2016),, Pimenta (2006) e outros;  b) o segundo eixo com sua base voltada para uma fundamentação em educação matemática, com base em D’Ambrósio (1989), Fiorentini (1995) e importantes teóricos da referida comunidade científica; c) o terceiro eixo refere-se àquele de base teórico-metodológica relacionada à construção da metodologia da pesquisa, fundamentada por autores, como Jovchelovitch e Bauer (2002), Minayo (2021) e Yin (2005) ;  entre outros. Metodologicamente se caracteriza por ser de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Para tal, utilizou-se como instrumentos para produção dos dados os seguintes dispositivos: a entrevista narrativa e a roda de conversa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - 096.***.***-53 - CELINA AMELIA DA SILVA - UEMA
Externo à Instituição - 705.***.***-15 - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo à Instituição - 711.***.***-49 - VALDIRENE GOMES DE SOUSA - UESPI
Notícia cadastrada em: 02/04/2025 11:58
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