Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDINEY SARAIVA GUEDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDINEY SARAIVA GUEDES
DATA: 17/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO: Performances do corpo leitor de jovens do slam, como prática poético-educativa entre a universidade e a periferia
PALAVRAS-CHAVES: corpo leitor; epistemologias; prática-poético-educativa; leitura literária
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO:

RESUMO Essa pesquisa integra as investigações do Observatório das Juventudes, Infâncias e Violências na Escola– OBIJUVE que se insere no Núcleo de Estudos e Pesquisas “Educação, Gênero e Cidadania”–NEPEGECI. Como tema central, a pesquisa aborda os modos como os/as jovens que fazem slam na cidade de Teresina/Brasil performam suas poesias orais, ao tempo que produzem epistemologias do corpo leitor, inventam suas práticas-poético-educativas e seus modos de leitura literária, no lugar que habitam entre a periferia e a universidade. A questão geradora que abre espaço para pensamentos e produção de conhecimentos é: Como os/as jovens que performam a poesia slam, produzem epistemologias do corpo leitor, por meio de suas leituras literárias e suas práticas-poético-educativas, do lugar que habitam entre a universidade e a periferia? Como objetivo geral buscamos compreender como os jovens que performam a poesia slam produzem epistemologias do corpo leitor por meio de suas leituras literárias e suas práticas-poético-educativas a partir do vivido entre universidade e a periferia. E como objetivos específicos: Identificar epistemologias do corpo leitor produzidas pelos jovens que performam a poesia slam; caracterizar as práticas-poético-educativas e as leituras literárias produzidas pelo corpo leitor dos jovens que performam a poesia slam, no entre a universidade e a periferia; produzir confetos (conceitos+afetos) que constituem as epistemologias do corpo leitor com jovens que fazem slam em Teresina sobre suas leituras literárias e suas práticas-poético-educativas. Os referenciais teóricos convocados para a fundamentação dessa pesquisa são Zumthor (2017) e Martins (2021) para o exercício de enxergar as performances poéticas e tudo o que elas resguardam de gesto, Deleuze e Guatarri (2023) e Ernoux (2023) e Spivak para discutir literatura menor e a poesia marginal como arma de enfrentamento e resistência ás diversas opressões sofridas pelos jovens; Manguel (2020), Piglia (2006), Candido (1995), Freire (2017) Colomer (2007) Cosson (2021) fundamentam o debate em torno de uma outra leitura literária, afastada dos ideiais e preceitos estabelecidos para leitura; bell hooks (2017) Adad, Lima e Brito (2021), Adad (2011), Boakari e Silva (2021), Larossa (2017), Ribeiro (2017), Brandão (2007), Silva (2018) e Freire (2017) para discutir o conceito de prática educativa para além dos muros escolares. A metodologia a ser utilizada é de base qualitativa pautando se na sociopoética, considerada uma prática de pesquisa poética de construção coletiva de conhecimento, metodologia inventada por Jacques Gauthier (1999, 2005, 2012), Shara Adad (2004, 2011, 2014) e Sandra Petit (2014). Esta abordagem em sua perspectiva multireferenciada de fontes e bases epistemológicas, pauta-se em cinco princípios: pesquisar com pessoas de um grupo; pesquisar com as culturas de resistência; pesquisar com o corpo todo; pesquisar com a arte como técnica de pesquisa; e pesquisar com responsabilidade ética, noética e espiritual. Reforçam ainda esse exercício de invenção e fazer germinar conhecimentos conceitos e ideias de Deleuze (1982), Kastrup e Barros (2010), Nascimento e Tedesco (2013) Manoel de Barros, Clarice Lispector, entre outros autores que me ajudam (des)entender o mundo, a vida e a mim mesma. Os jovens, no entre-lugar que habitam, inventam outras práticas educativas e outros modos de leitura literária, com liberdade, criatividade reinventam e si mesmos e o mundo que os cerca.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Interno - 2418655 - MARIA DO SOCORRO DA SILVA ARANTES
Externo ao Programa - 2174595 - LILA CRISTINA XAVIER LUZ
Externo ao Programa - 1036859 - CAROLINA DE AQUINO GOMES
Externo à Instituição - 091.***.***-23 - PAULA MARIA GUERRA TAVARES - UNIPORTO
Notícia cadastrada em: 15/09/2025 11:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 16/09/2025 00:45