A presente pesquisa é um estudo acerca da formação estético-literária de alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí – UFPI e suas significações sobre este processo e visa analisar esse fenômeno no contexto de pesquisa formação a partir da seguinte problemática: Que formação estético-literária os estudantes do curso de Pedagogia vem desenvolvendo ao longo do seu processo formativo e, quais as possibilidades de a pesquisa formação possibilitar o desenvolvimento desse princípio formativo (ou dessa dimensão da nossa humanidade?). Para responder a essa indagação será preciso uma articulação com os escritos sobre arte, pensamento e linguagem de Lev Vigotski e seus colaboradores da Psicologia Histórico-cultural e dos apontamentos críticos da Pedagogia Histórico-Crítica. Ambos os campos teóricos como o elemento do estético-literário aqui delimitado correspondem aos fundamentos encontrados na filosofia do materialismo histórico-dialético de Marx e Engels e seus principais apropriadores. Os instrumentos utilizados para a produção de dados serão um questionário, encontros formativos e o diário. A análise dos dados advindos destes instrumentos será realizada a partir da Análise de Conteúdos (Franco, 2005) e do Núcleos de Significação (Aguiar e Ozzela, 2008). Os resultados do Questionário apontam que, embora a maioria dos participantes afirmem gostar de ler, a maior parte lê apenas 1 ou 2 livros por mês. A maioria das respostas revelam que os estudantes encaram a literatura em sua formação como elemento de prazer, conhecimento do mundo e aumento do repertório crítico, verbal e cultural. Com base nos dados produzidos pelos encontros formativos e pelas entrevistas foi possível averiguar que boa parte dos participantes não possuía uma formação estético-literária satisfatória e que a formação ofertada impactou positivamente os participantes, estimulando potenciais críticos dos discentes acerca do papel da literatura em sua formação.