Este estudo tem como tema o processo de construção da identidade profissional docentedos(as) professores(as) atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São João da Fronteira (PI). O problema da investigação é como os(as) professores(as) percebem a identidade profissional docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tendo como objetivo compreender como os(as) professores(as) percebem a construção da identidade profissional docente pelas práticas formativas experienciadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E, os objetivos específicos são: analisar as concepções de identidade profissional docente, construídas pelos(as) professores(as) nos anos iniciais do Ensino Fundamental; descrever as práticas formativas experienciadas pelos(as) professores(as) na construção da identidade profissional docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e caracterizar as percepções dos(as) professores(as) na construção da identidade profissional docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico fundamenta-se no diálogo entre a teoria de identidade como invenção de si (Kaufmann, 2004), um pensar autêntico (Heidegger, 2018), construída na experiência do vivido como prática formativa (Larrosa, 2019, 2025), articulando-se com ideia de percepção (Merleau-Ponty, 1999) e docência como ato perceptivo (Freire,1996) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, com base na epistemologia da fenomenologia de Husserl (1996, 2008), Merleau-Ponty (1999), Heidegger (1986) e outros. Como procedimentos metodológicos utilizou-se o método das narrativas no alcance da percepção, e para obtenção de dados recorreu-se ao dispositivo da entrevista narrativa, cuja a análise acompanhou as orientações de Schütze (1976, 1983). A pesquisa foi realizada em 01 escola da Rede Municipal de Ensino de São João da Fronteira (PI), selecionada pela posição singular como única da zona urbana, tornando-a um microcosmo do município, especialmente por sua história estar intrinsecamente ligada à própria identidade e emancipação da cidade, envolvendo 06 (seis) participantes professoras, com as quais foi utilizado um questionário misto para delinear o perfil biográfico profissional com dados pessoais, formação e experiência profissional. Os critérios de seleção das participantes foram: ser professor(a) efetivo(a) da Rede Municipal de Ensino de São João da Fronteira-PI; formação em pedagogia e/ou normal superior; ter disponibilidade de tempo para participar deste estudo; ter experiência de atuação mínima de 05 anos nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e aceitar participar da investigação. Almeja-se que as narrativas das professoras contribuam para o esclarecimento sobre a percepção da identidade profissional docente, que o resultado desse estudo contribua para suscitar novos olhares e reflexões para a identidade e desenvolvimento profissional dos(as) professores(as) dos anos inicias do Ensino Fundamental, bem como, colaborar com avalorização social desses(as) profissionais.