No desenvolvimento desta investigação utilizou-se a pesquisa descritiva de caráter qualitativo e como método e técnica de investigação a abordagem narrativa. A proposta de pesquisa embasou-se na seguinte questão norteadora: como a prática docente dos professores egressos da Licenciatura em Educação do Campo (LedoC) constrói e mobiliza saberes contextualizando-os com a cultura dos povos do Campo nos anos finais de Ensino Fundamental? Com base no problema de pesquisa, o objetivo principal foi: analisar como a prática docente de professores egressos da LEdoC da Universidade Federal do Piauí, Campus de Teresina, constrói e mobiliza saberes contextualizando-os com a cultura dos povos do Campo. E, como objetivos específicos: descrever a prática docente dos professores egressos da LEdoC que atuam nos anos finais do ensino fundamental em escola do/no Campo; identificar que saberes são construídos e mobilizados na prática docente dos professores egressos da LEdoC em escola do/no Campo; e, analisar como os saberes construídos e mobilizados na prática docente dos professores egressos da LEdoC são contextualizados com a cultura dos povos do Campo. Os aportes teóricos da pesquisa estão fundamentados em: cultura: Chauí (2000); Laraia (2001); Tardin (2002); educação do Campo: Arroyo (2014) Caldart (2004), Ghedin (2012), Molina (2010); prática docente: Franco (2012), Freire (1996), Giroux (1197); saberes docentes: Charlot (2000), Pimenta (2006), Tardif (2014), Teoria Crítica: Adorno (2020); dentre outros. Como instrumentos de produção de dados foram utilizados o grupo focal (Gatti, 2005) e os diários de aula (Zabalza, 2004), trabalhados junto a 4 (quatro) professores da Escola Família Agrícola de Miguel Alves, egressos da LEdoC, estabelecendo como critérios de seleção: ser egresso do curso da LEdoC, atuar nos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas do/no Campo e disponibilizar-se a participar da pesquisa. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise das narrativas de vida na perspectiva de Bertaux (2010). Considerando que, as escolas do/no campo fazem parte de um contexto diverso, que engloba as singularidades e especificidades de um povo produtor de uma cultura própria que simboliza seus modos de produzir a vida e a resistência, propomos a prática docente que produz e mobiliza saberes articulando o conhecimento escolar à pluralidade de saberes da cultura dos povos do Campo, a fim de garantir aos estudantes o direito à educação de forma plena, pressupondo o desenvolvimento de habilidades e potencialidades humanas necessárias à preservação da vida no Campo, fortalecendo os valores que expressam a cultura local, valorizando-a e preservando-a. O estudo contribui com o campo educacional no âmbito da educação do Campo, posto que, a compreensão desse cenário em meio às lutas por uma educação pautada na valorização das singularidades e diversidade das populações do Campo, garantindo a preservação e o respeito à cultura configura-se como condição de melhoria da educação brasileira.