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Banca de QUALIFICAÇÃO: HILTON BATISTA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HILTON BATISTA DA COSTA
DATA: 27/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesa do ppged
TÍTULO: Percurso escolar dos alunos da Rede Municipal de Teresina no recorte temporal de 2018 a 2023
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Externa. Prova Padronizada. Desempenho Escolar.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO:

As avaliações externas, em larga escala e padronizados, já fazem parte da rotina das escolas brasileiras, especialmente nas redes públicas. Aferir o nível de aprendizagem dos alunos tornou-se algo comum, e a busca por bons resultados passou a ser uma demanda constante, principalmente na rede pública. Nesse contexto, os sistemas educacionais, as escolas, os professores e os alunos vêm adaptando suas práticas avaliativas, buscando atender aos critérios e indicadores estabelecidos pelas políticas públicas de educação. Essa adaptação tem como objetivo promover uma avaliação mais eficaz da aprendizagem, permitindo intervenções pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento dos estudantes. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como questão principal: Como se desenvolveu a trajetória escolar dos alunos do 4º ano da Rede Municipal de Teresina que, entre 2018 e 2023, apresentaram desempenho abaixo do básico nas Provas Padronizadas? A investigação busca compreender os fatores que influenciaram esse desempenho, bem como as estratégias adotadas pelas escolas para enfrentar os desafios educacionais impostos por tais resultados notas de corte previamente estabelecidas. Os estudantes são distribuídos da seguinte forma: Abaixo do Básico, com pontuação de até 2,9 pontos percentuais; Básico, entre 3,0 e 5,9 pontos; Adequado, de 6,0 a 7,9 pontos; e Avançado, com nota igual ou superior a 8,0 pontos percentuais. Essa classificação permite uma avaliação mais objetiva do desempenho dos estudantes, fornecendo subsídios importantes para o planejamento pedagógico e para a implementação de estratégias de intervenção voltadas à melhoria da aprendizagem. O Objetivo Geral da pesquisa foi analisar o percurso acadêmico dos estudantes matriculados no 4º ano da Rede Municipal de Ensino de Teresina em 2018, que foram classificados com baixo desempenho (Abaixo do Básico) nas Provas Padronizadas, realizadas pela Rede de Ensino Municipal Público de Teresina. Os objetivos específicos foram: Descrever o desempenho do grupo que fez as provas em 2023; Identificar os níveis de aprendizagem alcançados ao longo do período, especialmente pelos que concluíram o Ensino Fundamental em 2023 e Calcular o percentual de alunos que se evadiram, foram reprovados ou transferidos ao final de 2023. O interesse pelo tema surgiu a partir da experiência do pesquisador como professor na cidade de Timon, no estado do Maranhão, onde atua há mais de dez anos. Timon, apresenta características educacionais semelhantes Teresina, especialmente no perfil dos alunos. As duas cidades têm desafios parecidos, como melhorar o desempenho na Prova SAEB e outras avaliações externas. A pesquisa baseia-se em estudos sobre: Avaliação externa e em larga escala (Sousa, 1995); Fracasso e sucesso escolar (Lahire, 2004); Escolarização das massas populares (Pattos, 2022); Eficácia da escola na formação dos sujeitos (Brooke e Soares, 2008) e Importância crescente das testagens no cenário educacional (Ravitch, 2011). O estudo é uma pesquisa quantitativa, descritiva e longitudinal, com dados da SEMEC/Teresina via sistema MobiCorretor. A análise comparou os resultados das Provas Padronizadas feitas no fim de cada ano, quando a aprendizagem dos alunos é mais evidente. Os resultados indicam que, com apoio pedagógico contínuo e boas políticas educacionais, é possível melhorar a trajetória escolar dos alunos, independentemente da condição socioeconômica (Lahire, 2004).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Externo à Instituição - 412.***.***-82 - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Externo à Instituição - 442.***.***-53 - WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA - UFC
Notícia cadastrada em: 14/11/2025 10:17
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