O presente trabalho aborda a efetividade da Educação Ambiental (EA) no contexto do ensino superior, com foco nos cursos de bacharelado no Instituto Federal do Piauí (IFPI). Diante da crise socioambiental contemporânea a relevância do tema reside na crescente importância da Educação Ambiental na formação cidadã e na sua implementação efetiva enquanto Política Pública. O objetivo geral do trabalho é analisar as ações de educação ambiental no ensino superior desenvolvidas no IFPI a partir das diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA- Lei 9.795/99), observando como ocorre a abordagem nas atividades, nas diretrizes, componentes curriculares dos cursos examinados e nas percepções dos sujeitos envolvidos no processo. Para tanto, configura-se como um estudo de caso de caráter exploratório, classificando-se ainda como pesquisa-ação de natureza aplicada, qualiquantitativa cuja metodologia inclui revisão de literatura, análise documental, pesquisa de campo e, o emprego do método da Análise de Discurso Crítica (ADC) e Análise de Conteúdo para compreender as informações coletadas, e como o discurso legal/documental influencia a visão dos sujeitos envolvidos nesse processo educacional em suas dimensões institucionais, sociais e políticas. Esse trabalho contribuirá com um diagnóstico que subsidiará o debate, planejamento, e efetivação das ações de Educação Ambiental no IFPI, com impacto no desenvolvimento da consciência ambiental dos sujeitos.