Introdução: A hanseníase se relaciona diretamente com as baixas condições socioeconômicas da população. O aumento na detecção de hanseníase em menores de 15 anos é um indicativo de maior endemicidade da doença. A prevalência nessa faixa etária é um reflexo da deficiência na vigilância e controle da doença, com provável falha no diagnóstico precoce, decorrente de políticas de saúde pública ainda pouco efetivas. Quando se trata da hanseníase em crianças e adolescentes, a discussão ainda é bastante limitada, são poucos os trabalhos científicos que abordam esta população. Diante disto, compreende-se a necessidade e a importância do desenvolvimento de mais estudos com estratégias de educação em saúde para esse público. Objetivo: Construir e validar uma história em quadrinhos sobre hanseníase para adolescentes. Métodos: Trata-se de uma pesquisa metodológica com abordagem quantitativa, desenvolvida a partir de três etapas, realização de uma revisão integrativa da literatura, construção de uma história em quadrinhos, validação por juízes especialistas e pelo público-alvo. A coleta de dados foi realizada com três questionários, de acordo com o foco de avaliação de cada grupo de participantes. O processo de validação envolveu o alcance de um percentual mínimo de 70% pelos juízes. Após o levantamento de todas as sugestões fornecidas pelos especialistas e adolescentes, foram realizadas as adequações necessárias para a versão final da história em quadrinhos. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa, parecer nº 6.596.382. obedecendo os preceitos éticos e legais que regulamentam pesquisas envolvendo seres humanos. Resultados: Durante o processo de validação, a média global do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) pelos juízes especialistas da área foi de 84,56%. Na avaliação pelo público-alvo, o IVC geral atingiu 93,53%, enquanto a validação quanto a aparência pelos especialistas de outras áreas por meio do questionário Suitability Assessment of Materials (SAM), alcançou escores de 94,23%. Nas considerações gerais sobre a história em quadrinhos intitulada “Combatendo a Hanseníase”, os juízes apontaram sua relevância e sugeriram que ela poderia ser utilizado no Programa Saúde na Escola. Destacaram que o material é informativo, oferece ótimas orientações, é bem organizado e visualmente atraente, com ilustrações claras e de fácil compreensão. Conclusão: Portanto, a história em quadrinhos foi validada quanto ao conteúdo por especialistas da área e pelo público-alvo, e quanto à aparência por especialistas de outras áreas. O material demonstrou ser um instrumento válido e confiável, apto a ser utilizado na prevenção de hanseníase em adolescentes.