As práticas corporais e atividades físicas são reconhecidas como ações efetivas para a promoção da saúde no ambiente escolar. No Brasil, o Programa Saúde na Escola tem se consolidado como uma das principais políticas públicas para articular saúde e educação, visando a integralidade do cuidado. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas corporais e atividades físicas nos instrumentos de planejamento no atendimento às necessidades em promoção da saúde, com foco específico no estado do Piauí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, com delineamento descritivo-analítico. As fontes de dados incluíram o Plano Estadual de Saúde (2020-2023), a Programação Anual de Saúde (2023-2024), o Relatório Anual de Gestão (2023-2024) e os relatórios de saúde do ciclo 2022-2024 do Programa Saúde na Escola, disponíveis no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica. Adicionalmente, foram analisados os Planos Municipais de Saúde de municípios (2022-2025) selecionados por conveniência em quatro macrorregiões. A análise seguiu um plano estruturado em três etapas: descrição, explicação e interpretação, articulado à técnica de análise temática. Os resultados evidenciaram lacunas significativas na formalização e no acompanhamento das ações de práticas corporais e atividades físicas nos documentos analisados. Verificou-se uma frágil definição de metas e indicadores específicos, o que dificulta o monitoramento efetivo e a avaliação de impacto. A análise revelou uma forte prevalência de uma lógica biomédica e assistencialista, que tende a medicalizar as abordagens de saúde e subestimar a perspectiva da promoção de saúde das práticas corporais em sua dimensão integral. Em conclusão, esta pesquisa ressalta a necessidade premente de aprimorar os instrumentos de planejamento em saúde, com foco na superação da visão reducionista atual. Recomenda-se enfaticamente o fortalecimento do planejamento colaborativo entre os setores de saúde e educação e a ampliação das práticas corporais e atividades físicas, pautadas nas reais necessidades de promoção da saúde identificadas nos territórios escolares, visando uma abordagem mais ampliada e transformadora.