Nesta dissertação buscou-se, a título de objetivo geral, investigar as competências requeridas para uma gestão universitária estratégica no âmbito da UFPI. Adicionalmente, buscou-se, através de relatório técnico, propor recomendações e diretrizes práticas para o potencial desenvolvimento das competências dos docentes; e, compreender o processo de tomada de decisão dos docentes em posições estratégicas na UFPI. A pesquisa se justifica pela relevância do papel dos docentes na gestão universitária, considerando os desafios inerentes a essa função e seu impacto no desenvolvimento da instituição. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa com pesquisa documental a fim de contextualizar as experiências dos docentes-gestores com gestão estratégica universitária, tendo como campo a UFPI e como sujeitos da pesquisa os docentes ocupantes de cargos da Administração Superior. O instrumento de coleta de dados proposto foi validado pelo Comitê de Ética da UFPI. Os dados coletados por meio de entrevista presencial, através de um roteiro de entrevista semiestruturado, foram analisados pela técnica de análise de conteúdo categorial inspirada em Bardin (2020), com o auxílio do software ATLAS.ti. Os resultados da pesquisa não apenas confirmam muito do que já foi estabelecido na literatura sobre gestão universitária, mas também trazem novas perspectivas e insights específicos para o contexto da UFPI. As divergências e contribuições originais encontradas sugerem a necessidade de uma constante atualização dos modelos de gestão e desenvolvimento de competências nas universidades públicas brasileiras. Espera-se que os resultados tragam contribuições tanto para a UFPI, subsidiando o aprimoramento de suas práticas de gestão, quanto para o campo de estudos sobre o tema, ampliando a compreensão sobre a atuação dos docentes em cargos estratégicos. O estudo poderá estimular reflexões e ações que potencializem o alcance dos objetivos institucionais e o desenvolvimento da universidade, a partir de uma gestão estratégica eficaz e participativa.