Com o advento da internet, a transparência ativa consolidou-se como um dos principais instrumentos de fortalecimento da accountability. No contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), estudos anteriores revelam um cenário marcado por fragilidades e desigualdades no cumprimento desse princípio. Contudo, observa-se uma lacuna na literatura no que se refere a análises focadas exclusivamente nas IFES do estado do Piauí. Diante disso, e fundamentado na Teoria da Agência e nos marcos legais brasileiros sobre transparência, este estudo tem como objetivo analisar os portais eletrônicos das Instituições Federais de Ensino Superior do Piauí, verificando seus níveis de accountability. A abordagem metodológica adotada será mista e descritiva, com análise documental e aplicação adaptada da Escala Brasil Transparente 360°, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Espera-se que os resultados permitam aferir o grau de conformidade das IFES com as exigências da Lei de Acesso à Informação (LAI), comparar o desempenho entre as instituições e avaliar a clareza e acessibilidade das informações disponibilizadas.