A música é uma linguagem universal, capaz de despertar emoções, sensações e transmitir mensagens de forma singular e plural. A música é uma parte integrante de diferentes culturas ao redor do mundo. Ao inserir a música na educação filosófica, é possível ampliar as discussões e reflexões sobre arte, estética, ética, além de estimular o diálogo entre os alunos, o autoconhecimento e a construção de um pensamento crítico. Nesse contexto, torna-se proeminente investigar a relação entre a filosofia e a música na escola, destacando a importância da reflexão musical como uma ferramenta para promover a formação integral dos estudantes. Deste modo, a presente pesquisa tem-se como objetivo geral: elaborar uma sequência didática a partir da relação entre a filosofia e a música voltada para o 1º ano do ensino médio. E como objetivos específicos: a) discutir a importância da música como ferramenta pedagógica para incentivar a reflexão filosófica e o pensamento crítico; b) investigar a importância e o impacto da interdisciplinaridade entre filosofia e música no desenvolvimento de competências específicas da filosofia; c) elaborar uma cartilha para fomentar o interesse dos alunos pela filosofia, conectando a teoria filosófica a práticas e experiências musicais significativas. A metodologia adotada é de natureza crítica e qualitativa na base de revisão de literatura bibliográfica, percorrendo da seguinte maneira: discussões teóricas para construir oficinas de sensibilização musical como metodologia na filosofia e música para explorar e aprofundar as conexões entre essas duas áreas. Esse é viável por meio da Walter Benjamin (2015). Portanto, ao promover um diálogo entre a filosofia e a música na escola em tempos modernos, ou seja, no imediatismo da contemporaneidade, espera-se que os alunos sejam estimulados a refletir sobre questões fundamentais da existência humana, colaborando para uma formação mais crítica, criativa e sensível.