A presente dissertação investiga a metodologia de ensino de Filosofia no Ensino Médio a partir da maiêutica socrática, buscando compreender como essa abordagem pode ser aplicada como ferramenta pedagógica. O problema de pesquisa consiste na seguinte questão: como utilizar a maiêutica socrática para o ensino de Filosofia? A hipótese sugerida é que, por meio dos diálogos de Platão, Aristófanes e Xenofonte, o professor possa estimular um processo dialógico com os alunos, incentivando a reflexão sobre o autoconhecimento. Dessa forma, os estudantes têm uma base sólida para desenvolver o pensamento crítico e aprofundar a compreensão sobre si mesmos, os outros, o mundo e as coisas. Inicialmente, foi realizada a leitura e análise dos textos de Xenofonte (Ditos e feitos memoráveis de Sócrates) e (Apologia de Sócrates) escrita por Platão, bem como (As Nuvens) de Aristófanes, os quais apresentam diferentes perspectivas sobre Sócrates e sua prática filosófica. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, analisando textos clássicos e contemporâneos sobre o ensino de Filosofia e a prática socrática. Como produto de intervenção, será elaborada uma sequência didática que auxilie professores na aplicação da maiêutica socrática em sala de aula. Os resultados esperados incluem o aprimoramento das estratégias pedagógicas baseadas no diálogo filosófico, o fortalecimento da capacidade argumentativa dos alunos e a valorização da investigação crítica como princípio essencial na formação do pensamento filosófico no ambiente escolar.