Este estudo investiga o regional como um desafio filosófico na educação escolar, tomando como referência a filosofia pedagógica de Hegel e sua relação com a prática docente. A pesquisa se insere no contexto do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) e busca articular teoria e prática por meio de uma análise sobre a formação (Bildung), a dialética e o papel do professor na construção do pensamento crítico. Partindo da experiência educacional de Hegel, examinam-se como suas concepções podem contribuir para o ensino de Filosofia em um contexto regional específico, considerando os desafios impostos pela universalização curricular e pela valorização das identidades locais. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter exploratório e baseada em pesquisa bibliográfica, incluindo análise de textos hegelianos e de comentadores. O estudo também dialoga com a Pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani, buscando desenvolver estratégias didáticas que promovam um ensino mais significativo e contextualizado. A investigação aponta que a integração entre o conhecimento filosófico e a cultura local pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e relevante para a formação dos alunos.