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Banca de DEFESA: CLÁUBERT EDUARDO DO VALE OTÁVIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÁUBERT EDUARDO DO VALE OTÁVIO
DATA: 27/08/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Banca na modalidade remota - link da sala: https://meet.google.com/xva-etph-iqd
TÍTULO: A RAZÃO PÚBLICA DE RAWLS COMO BÚSSOLA PARA A PROMOÇÃO DA LIBERDADE DE CRENÇA RELIGIOSA E FILOSÓFICA NO ESPAÇO DA ESCOLA PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: razão pública; liberdade de crença; John Rawls; escola pública; ensino de Filosofia.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre o conceito de razão pública, conforme formulado por John Rawls, e sua relação com a liberdade de crença religiosa e filosófica no espaço da escola pública brasileira. A investigação parte do seguinte problema: em que medida o conceito de razão pública, em John Rawls, permite reafirmar a liberdade de crença religiosa ou convicção filosófica na educação básica pública do Brasil? A partir dessa questão, desenvolve-se uma análise filosófica que articula os princípios da razão pública com os desafios contemporâneos enfrentados no contexto escolar, especialmente no que se refere à pluralidade de visões de mundo presentes nas salas de aula. A metodologia adotada é a hermenêutica filosófica, com foco na interpretação crítica das obras de John Rawls, especialmente aquelas voltadas à justiça como equidade e à ideia de consenso razoável em sociedades plurais. Como resultado da pesquisa, foi produzido um material didático em formato de história em quadrinhos, voltado para o ensino de Filosofia na educação básica, cujo objetivo é fomentar a reflexão entre estudantes sobre o respeito mútuo entre diferentes crenças religiosas e convicções filosóficas no ambiente escolar. As contribuições práticas deste trabalho visam à formação cidadã e ao fortalecimento de uma cultura escolar baseada na tolerância, no diálogo racional e no reconhecimento da diversidade. No campo docente, a dissertação propõe implicações significativas para a prática pedagógica do professor de Filosofia, ao oferecer subsídios teóricos e materiais para o enfrentamento de conflitos envolvendo crenças pessoais no espaço da escola pública. Do ponto de vista da atuação do filósofo na escola, defende-se que a razão pública pode funcionar como uma bússola ética e pedagógica, orientando decisões e posturas que assegurem a liberdade de consciência e a convivência democrática no espaço educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167735 - ELNORA MARIA GONDIM MACHADO LIMA
Interno - 620.***.***-09 - TIAGO TENDAI CHINGORE - ULM
Externo à Instituição - 023.***.***-50 - CLAUDINEI REIS PEREIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 20/08/2025 11:13
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