O termo “bullying” se refere a ações agressivas que se repetem de forma deliberada e recorrente,
perpetradas por uma pessoa ou grupo contra outra pessoa ou grupo, com a intenção de causar
dano ou humilhação. Esse comportamento abrange diversas formas de intimidação, como a física,
verbal e psicológica, podendo causar sofrimento, tanto para o perpetrador quanto para a vítima.
Neste sentido, o sofrimento psicológico abrange afetividades negativas, como ansiedade,
depressão e estresse que se destacam como condições psiquiátricas de grande prevalência em
crianças e adolescentes. Dito isso, essa pesquisa parte da seguinte questão problema: Qual a
relação entre a vitimação e perpretação de bullying e a afetividade negativa em crianças e
adolescentes. A pesquisa será quantitativa e se dividirá em dois estudos. O primeiro realizará a
adaptação e validação da Depression Anxiety Stress Scales - Youth Version (DASS- Y) para o
Brasil. O segundo objetiva conhecer a relação entre a vitimação e perpretação de bullying e a
afetividade negativa em crianças e adolescentes. Estima-se contar com no mínimo 500 crianças e
adolescentes de ambos os sexos. Os critérios de inclusão da pesquisa são: crianças e adolescentes,
com idades variando de 08 a 17 anos e que estejam matriculadas em escolas públicas ou privadas
dos estados do Ceará ou Piauí, considerando estudantes que pais e/ou responsáveis autorizarem
sua participação no estudo. A pesquisa seguirá resoluções do CNS na466/12 e 510/16. Os dados
serão coletados presencialmente e os instrumentos utilizados serão: Depression Anxiety Stress
Scales - Youth Version (DASS-Y), Escala Global de Bullying – Agressor e Vítima e questionário
sociodemográfico. Para análise dos dados será utilizado o Factor, versão 12.01, o IBM SPSS,
versão 26 e o R.