Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neuro-desenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação, na reciprocidade social e nos padrões de interesses e comportamentos restritos e repetitivos. A atuação das diversas categorias profissionais e serviços em rede reforça a necessidade de atividades integradas e articuladas voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, além da recuperação e reabilitação da saúde na perspectiva da qualidade de vida das pessoas. Objetivo: Analisar a experiência de cuidado à saúde de crianças com suspeição de Transtorno do Espectro Autista na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo norteado pelo paradigma interpretativo. A produção de dados ocorreu por meio da realização de um roteiro de entrevistas semiestruturado. Os participantes foram profissionais médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Caxias, Maranhão. Os critérios de inclusão foram: ser profissional de nível superior (médicos ou enfermeiros); estar atuante na ESF no momento da pesquisa no município de Caxias, Maranhão. Foram excluídos os profissionais (médicos ou enfermeiros) que estiverem de licença, atestado, férias. Resultados e Discussão: Doze profissionais participaram do estudo e três unidades de significado foram identificadas, a saber: diálogos sobre a interação; diálogos sobre o movimento; e, diálogos sobre novas texturas. Conclusão: Esperamos que este estudo possa contribuir com o campo da pesquisa e estimular os profissionais da área a se interessarem pelo tema proposto, bem como buscar melhorias no cuidado à saúde de pessoas que convivem com o TEA.