Banca de DEFESA: LAYLA RAFAELE SAMPAIO LEARTE

DISCENTE: LAYLA RAFAELE SAMPAIO LEARTE
DATA: 24/02/2023
LOCAL: auditorio Tropen
TÍTULO: Análise do Discurso Ambiental de um Restaurante Universitário em uma Instituição de Ensino Superior Pública
PALAVRAS-CHAVES: Serviços de alimentação. Licitações sustentáveis. Discurso ambiental. Ciclo de vida. Impactos ambientais.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

As Unidades de Alimentação e Nutrição têm acarretado impactos ambientais negativos oriundos da insustentabilidade do seu processo produtivo de refeições, fazendo-se necessárias ações que mitiguem tais impactos. O objetivo desta pesquisa é analisar o discurso ambiental no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Piauí – UFPI. O método de pesquisa é descritivo-exploratório, com uma abordagem quali-quantitativa, a estratégia utilizada foi a de estudo de caso único, com a utilização das seguintes fontes de evidência: pesquisa documental, registro em arquivos, análise de websites e entrevista semiestruturada, de modo a identificar os critérios de sustentabilidade nos editais de licitação para aquisição de gêneros alimentícios, bem como os processos de entradas e saídas de alimentos, os discursos ambientais do RU e dos sites dos RUs das Universidades Federais Brasileiras. Foram analisados sete editais publicados entre 2017 e 2021. A coleta de dados dos editais de licitação foi realizada por análise de conteúdo. Ainda, foram observados os processos de entradas e saídas dos alimentos como: frango, arroz, feijão, cenoura e melancia, considerando o seu ciclo de vida no RU. Além disso, para o discurso do RU realizou-se uma entrevista com perguntas abertas à coordenação do RU, utilizando posteriormente a análise crítica do discurso, bem como aplicando essa análise para a observância e descrição dos sites dos RUs das Universidades Federais Brasileiras. Os resultados da pesquisa identificaram que os editais avaliados, apresentaram apenas o critério de sustentabilidade ambiental, com base na IN 01/2010, mas não há a inserção de outros critérios específicos, a exemplo dos alimentos orgânicos. Além disso, o RU não possui o controle das formas de entradas e saídas dos alimentos, não considerando os impactos ambientais desses processos, utilizando ainda os insumos e recursos de forma mais insustentável, como não aproveitando as aparas alimentares e não possuindo um descarte adequado de seus resíduos orgânicos, por exemplo, o que pode levar a liberação de gases inadequados ao meio ambiente. Observou-se ainda, que no discurso do RU não há predominância na promoção da sustentabilidade ambiental, mas a sua preocupação maior é fornecer refeições com baixo custo, com a finalidade de manter integralmente o seu público na instituição, além disso o discurso encontrado em seu site institucional, que presta as informações do restaurante, identificou-se que não aborda as ações de sustentabilidade ambiental, porém a mensagem repassada consiste apenas em informações gerais como – cardápio, valores e horários de funcionamento. Nesse sentido, foram avaliados ainda 50 sites dos RUs das IES brasileiras e que a predominância das informações voltou-se para o caráter mais social e nutricional do serviço prestado, ausentando-se quanto a divulgação das práticas de sustentabilidade ambiental para comunidade interna e externa das instituições. Desse modo, há um caminho para percorrer em prol da sustentabilidade ambiental nos RUs, sendo necessário considerar a atuação das instituições e promovendo uma conexão entre diferentes partes interessadas que irão contribuir com a redução dos impactos ambientais, desde a compra pública dos insumos, bem como da utilização mais eficiente dos gêneros alimentícios e recursos naturais, além de considerar a urgência em aplicar tal sustentabilidade e utilizar os meios de comunicação, como os sites para promover o bem-estar ambiental, gerando uma rede de apoio com outros RUs.

Presidente - 2523687 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS SANTOS
Interno - 1483966 - JEFFERSON MENDES DE SOUZA
Interno - 1998532 - RENATA SHIRLEY DE ANDRADE ARAUJO
Externo ao Programa - 1553460 - SUELY CARVALHO SANTIAGO BARRETO