Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELQUIS STANLEY MONTEIRO SANTIAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADELQUIS STANLEY MONTEIRO SANTIAGO
DATA: 04/10/2023
LOCAL: auditório
TÍTULO: Aplicação de Critérios e Práticas Sustentáveis nas Contratações Públicas em um Órgão Ambiental Federal
PALAVRAS-CHAVES: Contratações Públicas. Sustentabilidade. Logística Sustentável. Desenvolvimento Nacional Sustentável. Critérios e Práticas de Sustentabilidade.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

Promover o consumo sustentável na Administração Pública, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental nacional, é um desafio significativo que pode ser facilitado pela adoção de instrumentos e ferramentas de governança e sustentabilidade. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, um órgão público que busca ser referência tanto nacional quanto internacional na promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável, também enfrenta desafios na implementação desse tipo de consumo sustentável. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal analisar a aplicação de critérios e práticas de sustentabilidade nas contratações realizadas pelo IBAMA no Estado do Piauí entre 2018 e 2022. Esta pesquisa é classificada como um estudo qualitativo básico, com propósitos descritivos e explicativos. A metodologia será baseada na análise qualitativa dos processos de contratação pública do IBAMA-PI, os quais estão listados no Portal da Transparência Pública e foram obtidos junto ao órgão mediante solicitação de acesso às informações. Será conduzida uma entrevista semiestruturada com os servidores públicos envolvidos em todas as etapas desses processos (etapas internas e externas, bem como a execução e fiscalização dos contratos e a gestão de resíduos) para avaliar a presença do conceito de 'sustentabilidade' na cultura e no ambiente organizacional do Instituto, além de identificar as barreiras enfrentadas nesse processo, conforme percebidas pelos entrevistados. Por fim, a técnica de Análise de Conteúdo será empregada para interpretar os dados e inferir os resultados, os quais poderão servir de base para sugestões de aprimoramento do Plano de Logística Sustentável (PLS) do IBAMA-PI, a fim de facilitar a prática efetiva de contratações públicas sustentáveis. Além disso, será proposta uma abordagem de ensino corporativo por meio da elaboração de um Caso de Ensino que estará disponível para o órgão. Dessa forma, este estudo contribuirá para uma melhor incorporação de critérios e práticas de sustentabilidade em todas as etapas das contratações públicas realizadas pelo IBAMA-PI, promovendo o uso consciente e racional dos recursos públicos e naturais.

Presidente - 2995277 - CALEBE PAIVA GOMES DE SOUZA
Interno - 2098982 - GIOVANA MIRA DE ESPINDOLA
Interno - 423405 - JAIRA MARIA ALCOBACA GOMES
Externo à Instituição - ANA KEULY LUZ BEZERRA - IFPI