Banca de QUALIFICAÇÃO: JERLANE SOUSA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERLANE SOUSA OLIVEIRA
DATA: 07/11/2023
LOCAL: Sala de Reunião do Tropen
TÍTULO: PROCESSOS HISTÓRICOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS EM TERESINA À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE HISTÓRICO CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Agricultura familiar, historicidade, Teoria da Atividade Histórico Cultural
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

O debate sobre o sistema fundiário brasileiro, diante das desigualdades sociais, especialmente, no meio rural, tem sido contantes ao longo dos anos, envolvendo grandes e relevantes lutas, buscando-se minimizar os efeitos adversos deste desgastante processo com foco na posse da terra. Neste contexto, os assentamentos rurais vêm se firmando como fonte de abastecimento do mercado interno de produtos agropecuários, tanto de origem animal como vegetal, cujos produtos fazem parte da alimentação do cotidiano dos brasileiros. O presente estudo destinou-se compreender acerca do processo histórico de acesso à posse da terra e seu uso, bem como as técnicas de produção agrícola, sistemas de produção, analisando a presença e carência do que é produzido, evidenciando novas perspectivas aos assentados. A pesquisa foi desenvolvida no Assentamentos 17 de Abril e 08 de Março, localizados da zona rural de Teresina, Piauí. Como base metodológica, adotou-se a Teoria da Atividade Histórico-Cultural – TAHC, com perspectiva de elucidar aspectos particulares de cada assentamento, destacando-se as proposições e as contradições, em que foram despontando, ao longo da historicidade de cada assentamento por meio do sistema de atividade. Constatou-se que em relação à produção agrícola, que tanto o Assentamento 17 de Abril como o Assentamento 08 de Março são caracterizados como parcialmente improdutivos, por variados motivos, determinados, em parte, pela falta de estrutura básica, como água, recursos financeiros, energia, organização, dentre outros. Os assentados dos dois assentamentos ressaltaram a necessidade urgente de melhoria da infraestrutura, que reflete na qualidade de vida no cotidiano do meio rural, com destaque para construção de estradas, melhoria no transporte público, garantia de saneamento básico, como água, energia e esgoto, bem como a aquisição de moradia de qualidade, estradas, escolas tanto do ensino fundamental como do médio. Os assentados do Assentamento 17 de Abril destacaram a conquista da posse da terra como um dos mais relevantes aspectos positivos na luta empreendida pela legalização do assentamento. Também, ressaltaram como positivo a aquisição de moradia, mesmo precária, bem como a presença de uma escola dentro do assentamento, bem como a participação das universidades públicas em projetos direcionados para produção agrícola, embora ainda persista a necessidade de melhoria de infraestrutura básica. Já para o Assentamento 08 de Março, foram abordados nas entrevistas, como aspectos positivos, além da conquista da terra, a divisão em lotes realizada para os assentados, porém, questionaram, também, a carência de componentes básicos de infraestrutura como transporte público, água e energia para todos, dentre outros.

Presidente - 423289 - JOAO BATISTA LOPES
Interno - 423405 - JAIRA MARIA ALCOBACA GOMES
Interno - 1483966 - JEFFERSON MENDES DE SOUZA
Externo à Instituição - FÁBIO JOSÉ VIEIRA - UESPI