Banca de QUALIFICAÇÃO: SELIOMAR DE SOUSA OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SELIOMAR DE SOUSA OLIVEIRA SANTOS
DATA: 05/12/2023
LOCAL: Sala de reunião TROPEN
TÍTULO: Uso de plantas medicinais no tratamento e prevenção de doenças do sistema geniturinário em uma comunidade rural e zona urbana do município de Floriano, Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Etnobotânica, Doenças da próstata, Sistemas socioecológicos
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

A Etnobotânica atua como uma área que além de auxiliar na preservação de espécies vegetais, tem sido fundamental para entender como os seres humanos lidam com os problemas de saúde que lhes acometem e  constitui-se como base para estudos voltados para o desenvolvimento de medicamentos. Para a região sul do Piauí com essa vertente, poucos trablhos foram realizados, principalmente relacionados a sistemas médicos. Objetivou-se investigar o uso de plantas medicinais no tratamento e prevenção de doenças do sistema geniturinário em uma comunidade rural e na zona urbana do município de Floriano Piauí, Brasil. Relizou-se revisão bibliométrica cujos documentos para análises foram obtidos em uma busca no portal de periódicos da Capes, utilizando como descritores os termos “Medicinal plant” AND “Prostate”, visando obter um panorama sobre os trabalhos publicados referentes aos termos mencionados. Constatou-se que a maioria dos trabalhos publicados  está relacionado à ensaios clínicos e pré-clínicos em câncer de próstata. Apenas cinco trabalhos tinham enfoque etnobotânico e etnofarmacológico, o que implica na necessidade de realização de trabalhos voltados para essas áreas. A pesquisa de cunho quali/quantitativo consistiu em entrevistas, com a  utilização de formulários padronizados  que abordou 28 homens com doenças da próstata no centro urbano,  e 49 famílias incluindo homens e mulheres responsáveis por cada residência na zona rural, totalizando 99 participantes. Utilizou-se a técnica de Rapport, como forma de obter uma relação de confiança entre os participantes e pesquisador, turnês-guiada para coleta e fotografias do material botânico, o qual foi identificado,  prensado e será incorporado ao acervo do Herbário Graziela Barroso (TEPB) da UFPI. O índice do Valor de Uso atual e potencial foi calculado visando obter o registro das espécies mais importantes localmente e o Fator de Consenso do Informante foi útil para medir a concordância no uso de espécies para determinada doença. O conhecimento etnobotânico foi analisado em software estatístico R, correlacionando-o com as variáveis idade, gênero, escolaridade e meio urbano/rural. Cinquenta e quatro espécies botânicas, distribuídas em 33 famílias foram citadas, dentre as quaishouve predominância para o hábito arbóreo, as nativas, e o uso da folha como principal parte  utilizada, sendo a família Fabaceae mais abundante com nove espécies. A espécie local mais importante foi Phyllanthus tenellus Roxb e a hiperplasia benigna da próstata, o cálculo renal e inflamação do útero, foram as doenças com maior consenso para um conjunto de plantas citadas. A forma de transmissão do conhecimento mais mencionada foi a vertical e o índice de saliência cultural apontou 11 espécies mais salientes dentre as quais: Phyllanthus tenellus, Myracrodruon urundeuva Allemão, Turnera subulata Sm. e Gossypium hirsutum L. foram mais citadas. As variáveis gênero e idade foram positivas, quando correlacionadas com o conhecimento mostrando que mulheres e pessoas de maior idade conhecem mais sobre plantas, diferente das variáveis escolaridade e urbano/rural que não foram significativas nesse estudo. Portanto, esse trabalho constitui-se um aporte teórico e poderá servir como base para aplicação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população.

Presidente - 1167785 - ROSELI FARIAS MELO DE BARROS
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 2129289 - MARCIA LEILA DE CASTRO PEREIRA
Externo à Instituição - JOSÉ RODRIGUES DE ALMEIDA NETO - Semar/PI