Banca de DEFESA: ESTER MARTINS CARNEIRO

DISCENTE: ESTER MARTINS CARNEIRO
DATA: 19/08/2019
LOCAL: Sala do Conselho departamental do CCS/UFPI- Avenida Frei Serafim, nº2280, Centro, Teresina-PI.
TÍTULO: “A Residência Multiprofissional em Saúde da UFPI: expectativas dos profissionais ingressantes e percepções dos egressos”
PALAVRAS-CHAVES: Residência Multiprofissional; Residência em Saúde; Ensino em Saúde; Capacitação em Serviço.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A Residência é uma modalidade de treinamento em serviço que tem como base a aprendizagem pela prática cotidiana, marcada pela aquisição progressiva de atributos técnicos e relacionais, fundamentais no desenvolvimento do profissionalismo. O objetivo nuclear da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Piauí (RMS-UFPI) abrange formar profissionais de diferentes áreas da saúde com competências e habilidades para o cuidado integral ao paciente em assistência de alta complexidade, permeado por atitudes reflexivas, críticas, humanitárias e éticas, com vistas ao aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde. Diante disso, o objetivo do estudo foi de conhecer as expectativas dos residentes ingressantes da RMS-UFPI e compará-las com os sentidos produzidos nos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, envolvendo 12 residentes e 7 egressos do Programa de RMS-UFPI, no ano de 2018. A coleta de dados com os ingressantes foi feita através de entrevista não diretiva, e com os egressos, através de grupo focal, no Hospital Universitário da UFPI. As entrevistas foram transcritas na íntegra, lidas e analisadas segundo a análise de conteúdo de Bardin. Os relatos dos ingressantes geraram uma categoria geral “expectativas”, de onde foram desveladas quatro subcategorias (pessoais, profissionais, relacionais, estruturais/organizativas) e doze unidades de registro, a saber: amadurecimento, novas experiências, conhecimento, inserção no mercado de trabalho, segurança/autoconfiança profissional, trabalho em equipe multiprofissional; relação com os residentes da RMS-UFPI, com os residentes médicos, com os profissionais do hospital e com os preceptores; carga horária e estrutura do hospital. Os sentidos produzidos nos egressos evidenciaram que expectativas quanto ao conhecimento teórico, trabalho multiprofissional, relação com residentes da RMS, com profissionais e preceptores foram aquém do esperado inicialmente. Já as expectativas quanto ao preparo e autoconfiança profissional, conhecimento prático, inserção no mercado de trabalho, carga horária e infraestrutura do HU foram atingidas no transcorrer dos dois anos desse tipo de pós-graduação. O conhecimento das expectativas e sentidos de residentes permite uma avaliação da Residência e pode oportunizar melhorias no planejamento e execução do ensino, e, por conseguinte, na qualidade do programa.

Presidente - 423005 - JOSE IVO DOS SANTOS PEDROSA
Interno - 1551620 - MARIA ZELIA DE ARAUJO MADEIRA
Externo ao Programa - 1774888 - DIONIS DE CASTRO DUTRA MACHADO
Externo ao Programa - 1350350 - MARIA DAS GRACAS FREIRE DE MEDEIROS