Notícias

Banca de DEFESA: PATRICIA VIRNA SALES LEÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA VIRNA SALES LEÃO
DATA: 05/06/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Meet.google.com
TÍTULO: Modulação da resistência à antibióticos tradicionais pela Riparina b em isolados clínicos de Acinetobacter baumannii.
PALAVRAS-CHAVES: Acinetobacter baumannii, Riparina B, Atividade Antimicrobiana, Resistência aos Antibióticos, Inibidores de Bomba de Efluxo.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Introdução: Bactérias multirresistentes são responsáveis por elevados coeficientes de morbimortalidades em países de todo o mundo, exigindo desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e tratamento. O Acinetobacter baumannii é um importante patógeno oportunista causador de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) severas, especialmente em unidades de terapia intensiva (UTI). Objetivo: Investigar a atividade antimicrobiana da Riparina B (Rip - B) isoladamente e em associação com antibióticos tradicionais contra cepas multirresistentes de A. baumannii. Metodologia: As concentrações inibitórias mínimas (CIMs) foram determinadas pelo método de microdiluição. Para a avaliação da atividade moduladora da resistência, a CIM dos antimicrobianos foi determinada na presença e na ausência de uma concentração subinibitória de Rip – B, Clorpromazina (CPZ) ou Brometo de Etídio (EtBr), inibidores conhecidos de bombas de efluxo bacterianos. Resultados: Os resultados mostraram que a Rip – B apresenta fraca atividade antibacteriana intrínseca contra as cepas testadas. Por outro lado, quando a Rip - B foi associada aos antibióticos e em concentrações subinibitórias, provocou redução significativa (p<0,0001) nos valores de CIM dos antibióticos Norfloxacina, Amicacina e Ceftazidima contra cepas de A. baumannii expressando fenótipo de resistência mediada por bombas de efluxo. Tal efeito modulador não foi evidenciado nas cepas que, embora resistentes, não expressavam fenótipo de resistência mediada por bombas de efluxo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1458815 - JOSIE HAYDEE LIMA FERREIRA PARANAGUA
Externo ao Programa - 1543947 - GIRLENE SOARES DE FIGUEIREDO
Externo ao Programa - 1313503 - HUMBERTO MEDEIROS BARRETO
Externo ao Programa - 422709 - MARIA DO ROSARIO CONCEICAO MOURA NUNES
Notícia cadastrada em: 28/05/2020 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 07:34