Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KALINE DE MELO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KALINE DE MELO ROCHA
DATA: 02/07/2015
HORA: 16:00
LOCAL: sala mestrado
TÍTULO:

Baixa frequência da estimulação magnética transcraniana não modifica a reprodução do tempo e a predominância hemisférica no córtex pré-frontal dorsolateral e pariental.


PALAVRAS-CHAVES:

reprodução do tempo, EEGq, a EMTr, assimetria cortical, circuito fronto-parieta


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Estudos anteriores investigaram como a Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) de baixa frequência (1 Hz) aplicada no córtex parietal posterior promove modificações corticais e afeta a reprodução do tempo. No entanto, nenhum estudo analisou se a EMTr a 1Hz aplicada no córtex parietal posterior produz modificações no córtex pré-frontal dorsolateral em tarefas de reprodução do tempo. O presente trabalho analisou o desempenho dos participantes na reprodução do tempo em quatro diferentes intervalos de tempo, antes e após a aplicação da EMTr nas condições Sham (controle) e 1 Hz (experimental) no córtex parietal posterior. A eletroencefalografia quantitativa foi gravada durante a tarefa de reprodução do tempo e a assimetria nas sub-bandas alfa-1, alfa-2, beta-1, beta-2 e beta-3 foram posteriormente analisadas. Os resultados demonstraram que tanto os participantes da condição Sham quanto 1Hz erraram mais em intervalos de tempos maiores. Embora os dois grupos tenham sub-reproduzido o tempo antes da aplicação da EMTr, o grupo 1 Hz apresentou resultados mais próximos do intervalo de tempo do que a condição Sham, após a EMTr. Os resultados demonstram que o córtex pré-frontal dorsolateral direito e o córtex parietal esquerdo são predominantes em tarefas de reprodução do tempo. Além disso, as sub-banda beta-2 e beta-3 foram mais representativas para a reprodução do tempo. Apesar de o grupo 1Hz apresentar parâmetros da assimetria diferentes da condição controle, os resultados não diferiram significativamente entre os grupos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAIR PEDRO RIBEIRO DE SOUZA E SILVA - UFRJ
Externo à Instituição - BRUNA BRANDÃO VELASQUES - UFRJ
Externo ao Programa - 3870578 - FERNANDO LOPES E SILVA JUNIOR
Presidente - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Notícia cadastrada em: 29/06/2015 10:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 10:32