Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN LEANDRO CARVALHO DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN LEANDRO CARVALHO DE FARIAS
DATA: 07/12/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Aula Mestrado em Biotecnologia/CMRV
TÍTULO: EFEITOS DA UTILIZAÇÃO DO PROBIÓTICO Saccharomyces boulardii NA ESTEATOSE HEPÁTICA INDUZIDA PELA PERIODONTITE EXPERIMENTAL EM RATAS.
PALAVRAS-CHAVES: Probióticos; Esteatose Hepática; Periodontite.
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

INTRODUÇÃO: Saccharomyces boulardii são utilizados como suplementos (probióticos) de microrganismos vivos, que contribuem para melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal, onde alguns estudos apontam a importância do mesmo também no tratamento de doenças infecciosas e hepáticas, estimular a produção de antimicrobianos endógenos e competir com bactérias periodontopatogênicas. Alguns estudos demonstraram que a periodontite e alterações na microbiota intestinal podem estar associada a doenças sistêmicas tais como esteatose hepática. OBJETIVO: Avaliar o efeito da administração de Saccharomyces boulardii sobre a esteatose causada pelo modelo de periodontite induzida por ligadura em ratas. METODOLOGIA: Será induzido com ligadura a periodontite em ratas para o desenvolvimento da esteatose hepática. Serão realizados testes para análise dos parâmetros orais (Índice de sangramento gengival (ISG), Índice de profundidade da bolsa (IPB), Avaliação da mobilidade dentária (MD) e análise da altura óssea alveolar (AOA)) e análise da esteatose hepática (histopatologia e dosagens bioquímicas do soro: Alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase e albumina). Os tecidos gengivais e hepáticos serão avaliados por meio de dosagens bioquímicas: Ensaio de mieloperoxidase (MPO), glutationa (GSH) e malondialdeído (MDA). RESULTADOS ESPERADOS: Acredita-se uma ação anti- inflamatória e anti-oxidante da administração do Saccharomyces boulardii na periodontite e sobre a esteatose hepática, bem como uma ação impedindo ou reduzindo a perda óssea alveolar característica da periodontite.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CAROLINA MACHADO LEÓDIDO - UFPI
Presidente - 1750086 - DANIEL FERNANDO PEREIRA VASCONCELOS
Externo ao Programa - 048.746.623-31 - MARCUS VINÍCIUS OLIVEIRA BARROS DE ALENCAR - UFPI
Notícia cadastrada em: 21/11/2018 09:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 10/12/2022 00:38