Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA INARA BRITO DE SIQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA INARA BRITO DE SIQUEIRA
DATA: 14/07/2021
LOCAL: sistema remoto
TÍTULO: ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES INDUZIDAS PELA ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA NA MEMÓRIA DE TRABALHO EM JOVENS SAUDÁVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Estimulação Magnética Transcraniana; Memória de trabalho; Córtex pré-frontal dorsolateral
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

A neuroplasticidade é fundamental para diferentes aspectos neurocomportamentais, incluindo aprendizagem e memória. A memória de trabalho é um aspecto cognitivo relacionado ao armazenamento temporário e manipulação de informações. Regiões corticais como o córtex pré-frontal dorsolateral (CPFDL) desempenham um papel fundamental na memória de trabalho, as contribuições do CPFDL para a memória de trabalho são de extrema relevância para entender os mecanismos da cognição complexa. Com a utilização de técnicas neuromoduladoras não invasivas como a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) tem sido possível modular a atividade neural durante tarefas de memória de trabalho. O uso combinado da EMT com outras ferramentas como o eletroencefalograma (EEG) são essenciais para investigar a atividade do corticais. Entretanto, os neurocientistas ainda não conseguiram elucidar questões relevantes quanto as modificações decorrentes da aplicação da EMT no comportamento cortical referente a ações cognitivas associadas ao processamento da memória de trabalho.

Externo à Instituição - JANAINA DE MORAES SILVA - UESPI
Interno - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Presidente - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Notícia cadastrada em: 29/06/2021 12:41