Banca de QUALIFICAÇÃO: NATASHA DE ARAÚJO LIMA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATASHA DE ARAÚJO LIMA LEITE
DATA: 10/08/2022
LOCAL: Forma remota
TÍTULO: Reading up: Aplicativo Móvel para Leitura Guiada
PALAVRAS-CHAVES: leitura guiada, bilíngue, aplicativo móvel, educação.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

O uso de da tecnologia como aliada no processo de ensino-aprendizagem é uma realidade. Sistemas que possam auxiliar na aquisição da leitura e no acesso a livros e a metodologias de ensino, levando em consideração as particularidades de cada leitor estão sendo desenvolvidos a fim de promover recursos para professores e estudantes. No entanto, não foi encontrado na literatura nenhum aplicativo móvel, que possa ser utilizado em tablets e celulares, que contemple todas as etapas da leitura guiada, tipo de leitura que favorece a aprendizagem por respeitar o nível do aluno, a interação professor-aluno e levar em consideração o conhecimento prévio do aluno. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver aplicativo móvel de leitura para aprendizes de diferentes idades, usando o método de leitura guiada. O Reading Up é um aplicativo de leitura guiada para professores e alunos capaz de comtemplar todas as fases da leitura guiada, que auxilia os alunos a adquirirem e desenvolverem a leitura e os profissionais avaliarem e cooperam com os leitores nesse processo. A proposta de desenvolvimento do aplicativo foi metodologicamente realizada em modelo co-design. Este aplicativo será desenvolvido utilizando o Javascript e criado a partir do React Native, a linguagem de programação Python e o sistema de Backend ainda utilizará o Django framework. Para gerenciamento dos dados, foi selecionado o PostgreSQL. Há poucos estudados relacionados, referindo-se apenas ao aplicativo de leitura Raz-kids, que também é utilizado para leitura. O Reading up é uma promissora proposta para solução em leitura.

Interno - 015.753.933-44 - ARIEL SOARES TELES - IFMA
Presidente - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Interno - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 15:16