Notícias

Banca de DEFESA: VALDELANIA GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDELANIA GOMES DA SILVA
DATA: 10/03/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões/ Campus Ministro Reis Velloso
TÍTULO:

ATIVIDADE ANTIINFLAMATÓRIA E ANTINOCICEPTIVA DA EPIISOPILOTURINA, UM ALCALÓIDE IMIDAZÓLICO ISOLADO DE Pilocarpus microphyllus (Stapf ex Wardleworth)


PALAVRAS-CHAVES:

 

Atividade Anti-inflamatória, Atividade Antinociceptiva, Epiisopiloturina, Pilocarpus microphyllus.

 

 


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O objetivo deste estudo foi investigar a atividade anti-inflamatória e antinociceptiva da epiisopiloturina, um alcalóide imidazólico encontrado nas folhas de Pilocarpus microphyllus. A atividade anti-inflamatória da epiisopiloturina foi avaliada usando vários agentes que induzem edema de pata e peritonite em camundongos Swiss. Tecido da pata e amostras do fluido peritoneal foram obtidas para determinar a atividade da mieloperoxidase (MPO) e os níveis do fator de necrose tumoral (TNF-α) e interleucina (IL)-1β. A atividade antinociceptiva foi avaliada por contorção induzida por ácido acético, o teste de placa quente e indução de dor usando formalina. Comparado com o veículo (DMSO 2%), o pré-tratamento dos camundongos com epiisopiloturina (0.1, 0.3, e 1 mg/kg, i.p) reduziu significativamente edema de pata induzido por carragenina (p ˂ 0.05). Além disso, o composto epiisopiloturina na dose de 1mg/kg inibiu efetivamente edema induzido por sulfato de dextran, serotonina e bradicinina, mas não teve efeito sobre o edema induzido por histamina. A administração seguinte de epiisopiloturina (1mg/kg, i.p) em peritonite induzida por carragenina reduziu as contagens totais e diferenciais de leucócitos peritoneais e também edema induzido por carragenina, atividade MPO e níveis de TNF-α e IL-1β na cavidade peritoneal.  O pré-tratamento com epiisopiloturina também reduziu contorção induzida por ácido acético e inibiu a primeira e segunda fase do teste de formalina, mas não alterou a resposta de latência no teste de placa quente. Pré-tratamento com naloxona inverteu o efeito antinociceptivo da epiisopiloturina.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1680593 - JAND VENES ROLIM MEDEIROS
Interno - 1789383 - JEFFERSON SOARES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LEIZ MARIA COSTA VERAS - UFPI
Notícia cadastrada em: 21/02/2014 17:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 08:38